O ano 2008 é o ano Internacional dedicado ao Planeta Terra (proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas). Para saber mais aqui
Monday, December 31, 2007
Bom ano 2008
O ano 2008 é o ano Internacional dedicado ao Planeta Terra (proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas). Para saber mais aqui
Covilhã é exemplo único
A Covilhã é a única cidade do país (segundo dados de 2005) não aderente à sociedade ponto verde. ( Ver mapa aqui).Thursday, December 27, 2007
Oito perguntas sobre o Natal - VIII
Sunday, December 23, 2007
Oito perguntas sobre o Natal - VII
Thursday, December 20, 2007
Sunday, December 16, 2007
Mantenham o (Pai) Natal Gordo
Não é Natal se ele não for XL...
Mantenham o Pai Natal Gordo. Saturday, December 15, 2007
Um Litro que não o é!
Friday, December 14, 2007
Oito Perguntas sobre o Natal - VI
Quando é realmente a noite de Natal?
Thursday, December 13, 2007
Tratado de Lisboa
Wednesday, December 12, 2007
Levantam-se os ventos da Remodelação?
Tuesday, December 11, 2007
Afinal tem sangue negro
Monday, December 10, 2007
Oito perguntas sobre o Natal - V
Friday, December 07, 2007
Vulcanismo Lunar
A actividade vulcânica na Lua poderá ter tido início há 4,35 mil milhões de anos, pouco após a formação do nosso planeta Terra, revela um estudo publicado ontem na prestigiada revista Nature.
Wednesday, December 05, 2007
Plastic is Tragic
O Governo prepara-se para implementar uma medida em vigos noutros países: a cobrança de uma ecotaxa pela utilização de sacos de plástico nos supermercados.
O objectivo é reduzir a produção de um resíduo que tem consequências ambientais nefastas a nível dos habitats - é o caso de cursos de água, mas que atinge também os seres vivos. Um saco demora em média, cerca de 400 a 500 anos para ser decomposto. Se o aparecimento do plástico representou um salto qualitativo a vários níveis - o plástico é um material nobre - hoje o slogan deve ser: "Plastic is Tragic".Por aqui aplaude-se a iniciativa. E nada de reclamar que 5 cêntimos é muito pois o objectivo é moralizar a sua utilização. Porquê 5 cêntimos, dizem uns. Porque não cinco cêntimos digo eu?Releiam aqui um post antigo sobre sacos.
Quando os consumidores tiverem que pagar algo que até agora é "gratuito"de certeza que a racionalização passará a existir. Já agora na Irlanda a ecotaxa para os sacos é de 22 cêntimos.
Depois de Quioto
Em Bali, na Indonésia decorre a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas com a presença de 190 países, até dia 14. O objectivo é a discussão do sucessor do Protocolo de Quioto (em vigor até 2012) que impõe limites para os níveis de poluição de cada país. Os representantes dos países presentes vão discutir os novos pilares da negociação e a data limite para alcançar um novo acordo que ponha limites ao aquecimento global. As novas regras para o ambiente devem estar concluídas até 2009, para que os países tenham tempo de ratificar o acordo antes do fim da vigência de Quioto.
Um sinal positivo: pela primeira vez, China e Estados Unidos estão envolvidos nas negociações que têm sido lideradas pela ONU.
Outro sinal positivo: os participantes nesta conferência não devem usar fato e gravata, a bem do planeta. É que tal indumentária leva à utilização mais intensiva de aparelhos de ar condicionado. É que em Bali estão mais de 28ºC por estes dias...
Sunday, December 02, 2007
Oito perguntas sobre o Natal - IV
Porque é que, nesta altura há uma árvore de Natal num sítio qualquer da casa?
Friday, November 30, 2007
Foi Deus
Nos EUA a polémica em torno da proibição da abordagem das teorias evolucionistas para a explicação do mundo biológico e do Universo continua a dar que falar no estado do Texas.
A directora responsável pelo currículo de ciências neste estado norte-americano demitiu-se após uma suspensão de 30 dias por ter divulgado uma sessão literária com uma autora crítica das correntes criacionistas que são contra a evolução das espécies.
Para saber mais cliquem aqui
Fóssil do Archaeopteryx, encontrado em calcários na Alemanha, século XIX. É considerado pelos cientistas uma espécie de transição por apresentar características de ave e de réptil. Thursday, November 29, 2007
Reutilização
Na Internet existe um movimento constituído por vários grupos de pessoas de diferentes partes do mundo (Portugal incluído) que parecem ter encontrado uma solução válida para a reutilização de objectos deitados fora por aparentemente já não servirem. Estes objectos sem utilidade para uns, acabam por se acumular engrossando as quantidades de lixos urbanos produzidos no dia-a-dia.
No site Freecycle, que podem aceder a partir de aqui encontram grupos que recebem objectos usados desde que em bom estado, reduzindo assim o volume de lixo gerado. Podem também procurar peças usadas mas em bom estado que queiram adquirir gratuitamente.
Coimbra, Aveiro, Lisboa e Porto são algumas das cidades que aderiram ao projecto.
Oito perguntas sobre o Natal - III
Pode o Pai Natal entregar numa só noite todos os presentes?
Se alguém lhe perguntar como é que o Pai Natal percorre o mundo inteiro numa noite, o melhor é pôr de parte as explicações científicas pois desde 1850 que os especialistas tentam embrulhar o mito numa fórmula científica realista. Os cálculos realizados mostram aquilo que todos desconfiam: o Pai Natal não tem uma vida fácil. A começar pela carga que transporta no seu trenó, qualquer coisa como 400 mil toneladas de presentes, na melhor das hipóteses. Como cada rena consegue apenas carregar 150 quilos, precisaria de 360 mil se quisesse manter a tradição e não recorrer a motores supersónicos.
Para além do excesso de peso enfrenta o problema do tempo. Como apenas conta com as horas de sono das crianças, restam-lhe 31 horas para completar o serviço, beneficiando da ajuda dos fusos horários e da rotação da Terra. Divididas as horas por todos aqueles que esperam receber presentes a 25 de Dezembro - existem dois mil milhões de crianças, mas só 108 milhões de lares estão à sua espera - o velhinho de barbas teria de fazer perto de mil visitas por segundo. O que lhe dá apenas 715 microssegundos para estacionar o trenó, descer pela chaminé, deixar os presentes, comer alguma coisa que lhe tenham deixado (?) voltar a subir a chaminé, entrar no trenó e seguir para a próxima casa. Para que não haja atrasos, teria de deslocar-se a uma velocidade de 1046 quilómetros por segundo, mais ou menos três mil vezes a velocidade do som.
As consequências da energia gerada por tamanha velocidade são inimagináveis. Mas não será difícil perceber que o transformariam e às suas renas em carvão. Por isso, se lhe perguntarem o melhor é deixar a ciência de lado.
Monday, November 26, 2007
Porque existe
Os números em Portugal são alarmantes, colocando-nos como um dos países onde há mais novos registos de infecções diagnosticadas a nível europeu. No continente africano continua a ser onde mais se morre no mundo por doenças associadas à infecção por HIV/ SIDA.
Thursday, November 22, 2007
Fonte de Inspiração
Wednesday, November 21, 2007
Meia-Hora antes.... um tsunami
Os países da Europa e da bacia mediterrânica deverão ter em funcionamento já no próximo ano um sistema que permite alertar as populações em caso de tsunami pelo menos meia hora antes de as primeiras ondas darem à costa. Por agora o sistema é experimental mas em 2011 deverá funcionar em pleno. Este tema, sempre pertinente para a situação geológica portuguesa foi tratado em agosto neste post. Para ceder ao artigo a partir do Jornal Público.
Oito perguntas sobre o Natal - II
É possível uma virgem engravidar? Saturday, November 17, 2007
Oito perguntas sobre o Natal - Parte I
Apesar de há pouco tempo todos termos arrumado as t-shirts de manga curta, parece que é desta que o frio chegou mesmo. Assim, e para inaugurar a nova sondagem sobre os hábitos de consumo adstritos ao Natal, nos próximos tempos serão dadas respostas a oito questões relativas à quadra que se aproxima a ritmo galopante. Uma vez que é pelo prato que se conquistam algumas pessoas aqui vai a Pergunta do dia:
Ginjas já eram
O seguinte comentário que subscrevo é retirado do blog Zero de Conduta a propósito de mais um encerramento da ASAE:
Thursday, November 15, 2007
O Pôr da Terra
Monday, November 12, 2007
Aprender com a Natureza
Reuniram-se hoje em Lisboa mais de 400 responsáveis de grandes empresas, de governos e organizações não governamentais (ONG) da Europa para a conferência Negócios e Biodiversidade. O objectivo foi aproximar as empresas ao ambiente. Gunter Pauli, responsável por uma das empresas presentes a ZERI (Zero Emissions Research & Initiatives" defendeu a ideia que as empresas devem olhar atentamente para a natureza e observar como o comportamento de alguns animais perante a adversidade pode ser útil no desenvolvimento de ideias de base tecnológica mas ambientalmente sustentáveis. O alumínio das embalagens tipo "Tetra Pak" (que detém 80% da quota do mercado das embalagens) é altamente poluente e mau para a saúde pública. A sua função na protecção de líquidos poderá ser substituída se se seguir o exemplo de um sapo que vive num deserto australiano numa zona onde chove apenas uma vez em cada sete anos. Este anfíbio tem a capacidade de absorver muita água que mantém em reserva, através da produção de queratina, substância que existe nas unhas e cabelos. A produção de queratina produz uma espécie de embalagem natural, que lhe permite conservar a reserva de água durante sete anos. Neste momento está já a ser desenvolvida tecnologia com base nesta capacidade natural do sapo, de forma a que se consiga obter um produto mais barato e mais ecológico para concorrer com as embalagens para alimentos líquidos. Esta tecnologia poderá também servir para substituir as embalagens de conservação das vacinas, podendo ser muito útil por exemplo, nos países africanos.O caso do sapo é apenas um de muitos que se podem encontrar na natureza e que podem ser "imitados".Outro exemplo é o de uma concha que tem a capacidade de produzir cerâmica e um escaravelho com potencialidades para substituir alguns detergentes da roupa - com a mesma qualidade para conseguir brancura, mas com a vantagem de resolver problemas alérgicos ao se contactar com alguns detergentes.Imitar os ecossistemas que são muito criativos poderá ser a chave para o sucesso de muitos futuros negócios.
Tuesday, November 06, 2007
Dia Mundial da Ciência
Monday, November 05, 2007
Faz mesmo bem?
Acabou o vazio legislativo para o grupo de alimentos que alegam benefícios para a saúde sem qualquer base de sustentação científica para aquilo que defendem. Estou a referir-me ao grupo dos alimentos probióticos, do qual fazem parte por exemplo, os iogurtes.
Através da legislação comunitária que se prepara para surgir nos próximos anos, a Comissão Europeia ultima um documento que vai dar origem a uma série de regras para um sector em expansão mas que se ressentia, até aqui de um vazio legal.Produtos que defendam que por possuírem cálcio fazem bem à saúde, são de fácil entendimento, tendo a ciência encontrado uma relação entre presença de cálcio e saúde nos ossos. Mas produtos que defendem o seu consumo por evitarem o cancro terão que validar cientificamente a tese que sustenta o slogan publicitário.Tudo em nome do esclarecimento do consumidor e evitar que este caía em erro pela publicidade pouco precisa. Eu aplaudo o princípio. Fazer o papel de Deus
Um grupo de cientistas israelitas e da Jordânia estão a construir um recife coralígeno artificial no Mar Vermelho para proteger uma das comunidades de corais mais diversas do globo, com cerca de quarenta tipos diferentes. A experiência está a ser levada a cabo no balneário israelita de Eilat, próximo da fronteira do país com a Jordânia e o Egipto que recebe anualmente um grande número de mergulhadores e praticantes de snorkelling. O projecto visa restituir o frágil habitat de múltiplos seres que dependem destas autênticas florestas tropicais marinhas, quer para alimentação quer como refúgio ou local de reprodução. O aquecimento global pode estar a provocar a morte destes locais para sempre.
Saturday, November 03, 2007
Os números do Carbono
Os números do Carbono.
Thursday, November 01, 2007
Corrupção Leiteira
Leiam esta notícia publicada em Zero de Conduta. Apesar de surpreendido não me admira nos tempos que correm:
Wednesday, October 31, 2007
Poupança
Tuesday, October 30, 2007
Insucesso...
Exomars
O subsolo de Marte poderá ser estudado em 2013 por um instrumento científico concebido em Portugal. Tal é dado a conhecer pelo Ciência Hoje: integrado na missão ExoMars, da Agência Espacial Europeia (ESA), num projecto que está a ser desenvolvido há um ano e meio por um consórcio 100 por cento nacional. O Subsurface Permittivity Probe, ou SP2, é o instrumento que vai integrar a missão europeia, com o objectivo de estudar as propriedades eléctricas do subsolo de Marte.
"Ao medir as propriedades pode indicar se há ou não há água, mesmo que seja em muito pequenas quantidades, como apenas humidade", explicou à Lusa Pedro Pina, do Instituto Superior Técnico, uma das universidades envolvidas no projecto. O SP2, cujo projecto inicial está aprovado pela ESA, será o primeiro instrumento a estudar o subsolo de Marte, onde até agora só se explorou a superfície, num projecto orçamentado em dois milhões de euros.
Sunday, October 28, 2007
Quantas mais marcas existirão?
O diário britânico Observer publica hoje o resultado de uma investigação sobre o facto da marca norte-americana GAP vender roupa fabricada por crianças na Índia. Mais uma marca a juntar-se a muitas violadoras dos direitos fundamentais da criança.
Saturday, October 27, 2007
Arte(?) Polémica
Biocombustíveis
Já aqui foi tratado a questão dos biocombustíveis, assunto na ordem do dia. Este grupo de combustíveis de origem biológica, onde se inclui o bioetanol, os óleos vegetais, ...) pretende ser o substituto das energias fósseis. Segundo alguns autores o termo mais correcto seria o de agrocombustíveis por serem provenientes da agricultura. O potencial energético destes combustíveis tem sido posto em causa por ser diminuto. Por outro lado a suposta nova energia "verde" pouco ou nada de ambientalmente correcta apresenta, se se considerar que esses produtos foram obtidos após a aplicação de adubos e pesticidas nos solos com consequências negativas evidentes. Há ainda que ter em conta que os produtos alimentares ficam mais caros e no caso dos cereais que necessitam de grnades áreas para serem cultivados, ficam menos disponíveis para as populações.
É hoje notícia no Sol que um especialista das Nações Unidas, Jean Ziegler, condenou o uso crescente das plantações para produzir biodiesel em substituição do petróleo considerando-o um crime contra a humanidade.
Friday, October 26, 2007
Thursday, October 25, 2007
Escolas Boas e Escolas Más
Wednesday, October 24, 2007
Portáteis ao domicílio
A campanha de aquisição de computadores portáteis para alunos do 10º ano e alunos inscritos em centros de novas oportunidades bem como para professores encontra-se revestida de nova polémica. O motivo prende-se com a forma como as entregas estão a ser levadas a cabo.
Recebi hoje ao final do dia, um sms a dizer que o computador portátil que paguei será entregue até às 17h00 de amanhã. A questão que se coloca é que durante o dia estarei a trabalhar (das 9h até às 18h30 minutos, correspondentes a nove tempos de aulas) o que significa que se quiser receber a encomenda terei que providenciar para que alguém fique em casa, para receber das mãos da empresa de entregas a respectiva máquina.Sou apenas eu a achar, ou seria mais lógico e coerente fazer a entrega nas próprias escolas? É que é aí que os professores se encontram a exercer a respectiva actividade profissional durante o horário estipulado para a entrega. Ou acreditam que os professores não trabalham e estão o dia todo em casa?
(isto para não falar do tempo e gasóleo gastos na distribuição porta a porta assim como na mão de obra envolvida em toda a distribuição).
Há ocorreu-me agora: talvez se combata o desemprego com esta mega operação de entregas ao domicílio.
Queremos os portáteis sim mas com entrega no local de trabalho...
Tuesday, October 23, 2007
Biocombustíveis
O preço do arroz poderá subir 50% nos próximos dias. Com o aumento do preço dos combustíveis, a associação nacional dos industriais de arroz, realça o facto do seu preço ter subido 50% no último ano e responsabiliza a subida acentuada do preço do petróleo que tornou cereais, como o milho e o trigo, "interessantes" para a produção de biocombustíveis, uma alternativa energética aos produtos petrolíferos. A notícia passou quase despercebida, mas será apenas a primeira de muitas. A estratégia da União Europeia passa por garantir que, até 2020, 10% de todos os combustíveis serão “verdes”. Em Portugal, o governo quer garantir 10% nos transportes já em 2010. Para conseguir esse valor, tem já a funcionar um generoso pacote de incentivos fiscais às oleaginosas plantadas no nosso país para alimentar as 2 refinarias "verdes" que estão a ser construídas.E, no entanto, os erros dos outros países estão à vista, provando que esta estratégia tem tanto de imprudente como de suicidária. No México, a produção intensiva de milho para abastecer o mercado dos EUA levou à subida em 400% deste cereal fundamental para a alimentação. A consequência foi desastrosa e levou à rápida revolta dos mais pobres e mais afectados com a subida em flecha da tortilla, a sua tradicional base alimentar .Para além da hiperinflação dos produtos alimentares, a tão publicitada energia "verde" tem pouco de energia e ainda menos de verde. O potencial energético dos agrocombustíveis (a terminologia mais correcta) é ínfimo, como já foi reconhecido pelo OCDE, e a sua produção obriga a regimes intensivos de monocultura, obrigando ao aumento do espaço físico dedicado à agricultura, diminuindo a biodiversidade e aumentando a utilização de fertilizantes muito pouco verdes. A União Europeia, no mês passado acabou com os terrenos dedicados ao pousio para responder à crescente procura de cereais. A produção em massa do óleo de palma já causou a devastação de grandes extensões de florestas na Colômbia, Equador e Indonésia e Malásia. (relatório da Unesco). Os combustíveis "verdes" têm tudo para ser uma tragédia ambiental, social e económica. O interesse da UE e dos EUA nesta fonte energética - de que são os principais defensores, juntamente com o Brasil - tem muito pouco a ver com a defesa do ambiente. Convém não esquecer que três quartos das reservas de petróleo ficam na zona mais instável do planeta. É preciso diminuir a dependência das maiores economias de uma fonte de energia que está situada sobre o barril de pólvora em que se tornou o Médio Oriente. Os agrocombustíveis podem ser produzidos em qualquer lugar que tenha espaço, muito espaço para a plantação de cerais. São uma bomba ao retardador. Os preços na mercearia e supermercado vão ser o primeiro rastilho. Ou isso ou vamos todos subsidiar, com os nossos impostos, o maior logro ambiental das últimas décadas.
Fonte: Zero de Conduta
Sunday, October 21, 2007
É só clicar e já está a Ajudar
O site do Cancro da Mama é um site norte-americano que através de acessos e cliques dos visitantes permite oferecer 1 mamografia gratuita diariamente, a mulheres com baixos recursos económicos. O problema é que os cliques têm sido poucos.
Saturday, October 20, 2007
Modelos (Role Models)
Friday, October 19, 2007
Polémica Envolve Pai da Dupla Hélice
James Watson e Francis Crick, cientistas de Cambridge, propuseram em 1953, o modelo para a estrutura e organização do material genético existente em todas as células dos seres vivos.
Thursday, October 18, 2007
Placa Indiana mais rápida
A elevação dos Himalaias e do Tibete ficou a dever-se ao embate das placas euroasiática e indiana. A placa indiana, mais fina que as outras placas continentais, movimentou-se mais rapidamente quando embateu na placa eurasiática há 50 milhões de anos, provocando a elevação dos Himalaias e do Tibete. Segundo um estudo que será publicado quinta-feira na revista Nature, após a deslocação do antigo supercontinente Gondwana entre a África, a Antártida, a Austrália e a Índia há cerca de 140 milhões de anos, a placa indiana moveu-se em direcção à Eurásia à velocidade de 18 a 20 centímetros por ano. Wednesday, October 17, 2007
Dia Mundial da Erradicação da Pobreza
Tuesday, October 16, 2007
Chegamos aos 3%
Este é o vídeo quase institucional da acção do Governo que conseguiu reduzir o défice para os 3%. Um acontecimento que tem a ajuda de todos os Portugueses. A eles o nosso obrigado...diz o Governo. Um dos melhores sketches, feito por quem havia de ser?
Dia da Alimentação
No Dia Mundial da Alimentação a Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome alerta que há hoje mais pessoas a pedir ajuda do que nos anos anteriores. Em 2006, foram 216 mil as pessoas que receberam alimentos.
Isabel Jonet diz não ter dúvidas: "Tenho a certeza que há mais pobres a pedir ajuda". Esse número, com base na realidade que vai constatando, tem sido engrossado por aqueles a quem chama "novos pobres", pessoas que têm emprego e recebem salário, mas cujo rendimento não dá para satisfazer as necessidades da família. O crescimento dos pedidos de ajuda pode também ser atribuído ao facto da oferta proporcionada pelos 13 bancos alimentares existentes em Portugal também ter aumentado, com o crescimento dos donativos. Monday, October 15, 2007
Rãs com ventosas dão pistas para fita-cola
Relas, nome vulgar dado em Portugal para as rãs com ventosas (Hyla arborea), grilos e outros animais forneceram aos cientistas uma forma de produzir fita-cola que não perca a aderência quando arrancada e reutilizada, segundo a edição de ontem da revista Science. Uma equipa de investigadores, constituída por Abhijit Majumder, Animangsu Ghatak e Ashutosh Sharma do Instituto Indiano de Tecnologia em Kanpur, Índia, estudou as almofadas na pata de rãs da árvore para descobrir o que as faz aderir às superfícies.
Sunday, October 14, 2007
Glicerina na Gasolina
"António Portugal, investigador da Universidade de Coimbra, quer transformar a glicerina, que existe em excesso no mercado internacional e portanto está cada vez mais barata, em aditivos para aumentar a qualidade da gasolina, explicou o próprio à Lusa. A glicerina, ou glicerol, é um subproduto do processo de obtenção do biodiesel e a sua produção mundial tende a aumentar com a crescente aposta neste biocombustível, cuja produção visa diminuir a dependência dos combustíveis fósseis."
Fonte: Ciência Hoje
Wednesday, October 10, 2007
Tuesday, October 09, 2007
Evolucionismo e Criacionismo: relação Impossível?
"Evolução e Criacionismo - uma relação impossível" é o título do livro acabado de chegar aos escaparates das livrarias. O lançamento é acompanhado de uma série de palestras na culturgest, em Lisboa.
















