Monday, December 31, 2007

Bom ano 2008

O ano 2008 é o ano Internacional dedicado ao Planeta Terra (proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas). Para saber mais aqui

Covilhã é exemplo único

A Covilhã é a única cidade do país (segundo dados de 2005) não aderente à sociedade ponto verde. ( Ver mapa aqui).
A recolha é feita pelos antigos SMAS agora ADC (águas da Covilhã), que é a entidade responsável pela separação selectiva dos resíduos. O problema que se coloca é que o esforço feito pelos habitantes na triagem, é em vão, pois a maioria dos pontos de separação de resíduos estão incompletos, faltando o receptáculo para as pilhas e o ecoponto amarelo onde se depositam latas e plásticos (e onde se inclui também os pacotes de leite vazios, sabiam?).
De acordo com a legislação comunitária e correspondente transposição para o regime jurídico nacional, a responsabilidade pela gestão e destino final dos resíduos de embalagens cabe aos operadores económicos que colocam embalagens no mercado. Contudo, essa responsabilidade pode, nos termos da lei, ser transferida para uma entidade devidamente licenciada para o efeito. É o que acontece com a Sociedade Ponto Verde que gere um circuito que inclui a retoma, valorização e reciclagem de resíduos produzidos.
Uma outra empresa tomaria melhor conta dos resíduos do concelho da Covilhã, que não a ADC. Ou então como se explica a ausência, há anos, na maioria dos bairros da cidade, de ecopontos para todos os resíduos?

Thursday, December 27, 2007

Oito perguntas sobre o Natal - VIII

O Natal já foi?
Sim, o Natal já passou e com ele foi-se aquele espírito natalício mais primário...aquelas músicas insuportáveis de Natal que tocam em todos os Hipermercados. Lentamente instala-se de novo a hipocrisia.
Por agora é tempo de balanço(os) de final de ano.
E de pensar onde passar o final de ano. Alguma sugestão?

Sunday, December 23, 2007

Oito perguntas sobre o Natal - VII

O Pai Natal existe?
O Pai Natal não existe! Quem acredita que existe chama-lhe Nicolau devido à sua criação a partir da figura de S. Nicolau. Mas o caminho foi longo até que a figura do Pai Natal correspondesse à imagem dos dias actuais, um velhinho de barbas brancas montado num trenó puxado por renas.
Em 1886, na revista «Harper’s Weekly», um cartoonista - Thomas Nast apresenta a personagem com o seu fato vermelho e branco - muito antes de a Coca-Cola o ter usado na publicidade.
Em Portugal, a sua entrada viria a ser tardia e com grandes resistências devido ao carácter «pagão» da figura, face ao Menino Jesus.
Seguidamente a globalização do mercado encarregou-se do resto, que é como quem diz da difusão da imagem do Pai Natal para a aldeia global.
Fruto da fúria consumista que se vive corre-se o risco num futuro próximo, das gerações mais novas nao reconhecerem a verdadeira essência do Natal, para além da troca de presentes.

Thursday, December 20, 2007

Sunday, December 16, 2007

Mantenham o (Pai) Natal Gordo

Não é Natal se ele não for XL... Mantenham o Pai Natal Gordo.
Keep Santa Fat... aqui

Friday, December 14, 2007

Oito Perguntas sobre o Natal - VI

Quando é realmente a noite de Natal?
É como festejar o aniversário de alguém no dia errado, no mês errado e nem sequer acertar na idade do aniversariante. Sempre que o Ocidente cristão se senta à mesa, na consoada, para celebrar o nascimento do Menino Jesus, é isso que acontece. Ninguém sabe exactamente quando Cristo nasceu, há muitas datas possíveis, mas é certo que não foi a 25 de Dezembro.Pensa-se que terá sido em Setembro.
Não há certezas e até ao século V, não era importante. O que era celebrado era a aparição do Menino aos de fora, aos não judeus, o dia da epifania, que é a 6 de Janeiro. Foram os romanos que mudaram o calendário das celebrações. A data de 25 de Dezembro apareceu para cobrir uma festa pagã muito popular em todo o Império, o culto do Sol, no solstício de Inverno. Festa com festa se paga e Constantino, o primeiro imperador cristão, sabia o que fazia quando decidiu trocar as voltas ao povo, dando origem a uma das celebrações mais importantes de hoje.
Quanto ao dia do nascimento, por mais que se cruzem dados não ficaram muitas pistas que permitam encontrar a resposta. Naquele tempo, a idade tinha muito pouco valor. As pessoas podiam viver e morrer sem saber quantos anos tinham. Jesus Cristo tinha 33, mas terá morrido mesmo no ano 33 depois de Cristo? Se o dia e o mês do nascimento são um quebra-cabeças, já o ano é consensualmente errado. Cristo nasceu antes de Cristo. Seis anos. E só um erro no calendário explica o sucedido. Se quiser decorar o bolo-rei com velas, não se engane. Compre 2012. Os astrónomos de hoje acumulam o conhecimento de muitos séculos a olhar para os céus, e já viram um pouco de tudo. Mas a descrição que o Evangelho de Mateus faz da Estrela de Belém não bate certo com nenhum fenómeno astronómico conhecido. Não era um pássaro. Não era avião. O que apareceu nos céus aos reis magos podia ser muita coisa, mas também não era uma estrela. A melhor tradução para o texto sagrado seria astro, a palavra única dos romanos para algo que está para lá da Terra. O movimento da Estrela de Belém não é como o movimento diurno que um astro normalmente tem. Surgiu no Ocidente, desapareceu, voltou a surgir. E parou sobre o estábulo onde Jesus tinha nascido. Mas nos céus não há nada que possa ficar estacionado. Além disso não foi um fenómeno deslumbrante porque não chamou a atenção do povo judeu. Quando questionado sobre se viu a Estrela, Herodes responde: "Nós aqui não vimos nada". O que mostra que passou despercebido, não teve um forte impacto visual. Há apenas uma explicação possível, mas é muito remota. Acontece quando Júpiter e Vénus passam ao pé um do outro, alinhados na vertical, dando a ilusão de um objecto luminoso. Chama-se conjunção tripla de planetas e é quase tão rara que pode ser mitológica. Como a Estrela de Belém.
(Adaptado de um texto retirado da net)

Thursday, December 13, 2007

Tratado de Lisboa

Hoje a imprensa portuguesa noticiou exaustivamente os pormenores em torno do tratado de Lisboa, desde as músicas que se entoaram no Mosteiro (com uma Dulce Pontes com cabelo de peluche coçado), até à caneta de prata que se utilizou, passando pelo percurso de eléctrico até ao Museu dos Coches onde foi serviço o almocinho... tudo excepto os factos relativos ao novo Tratado. Sobre o documento em sí? É bom ou francamente mediocre para o futuro dos cidadãos? Nada, ou muito pouco... apenas uma infinidade de horas televisivas gastas...

Wednesday, December 12, 2007

Levantam-se os ventos da Remodelação?

Levantam-se os ventos da remodelação governamental nalgumas áreas estratégicas e claro surgem dúvidas quanto aos possíveis sucessores. Para melhor muda-se sempre. E para pior?

Tuesday, December 11, 2007

Afinal tem sangue negro

Afinal está tudo esclarecido. O Nobel James Watson (atribuído em 1962) descobriu apresentar no seu genoma (conjunto de genes que constituem o seu património genético) sangue de negro. A polémica estalou há semanas atrás quando o cientista afirmou publicamente que os negros seriam menos inteligentes que os brancos e que isso era devido ao seu programa genético. James Watson, ao entregar uma amostra de sangue para que a empresa 454 Life Sciences e o Centro de Sequenciação do Genoma Humano lhe descodificassem a sequência do ADN, descobriu que 16 % dos seus genes são de origem negra, um valor 16 vezes acima da média dos europeus brancos. Cada um de nós possui a sua própria sequência dos 3000 milhões de pares de bases azotadas (T, A, C e G) com que se constrói um ser humano. Para saber mais -Via Público online aqui.

Monday, December 10, 2007

Oito perguntas sobre o Natal - V

A noite feliz existe mesmo?
Não é possível fingir que não existe. Está em cada rua enfeitada, nas músicas dos elevadores, nas conversas, está presente nas lojas. É ainda pretexto para mensagens de telefone e emails de boas-festas. Mesmo sem querer ninguém consegue fugir ao Natal. Há um esforço quase mundial para que seja um dia feliz. O problema é que quem idealizou a quadra imaginou-a como um dia feliz. Será que a realidade se adequa às expectativas? Para muita gente é um momento de tristeza pois o mundo globalizado não encaixa no que se imaginou para a época. Nos finais de Outubro começa o frenesim natalício. Muita gente acusa sintomas depressivos ou de ansiedade porque antecipam a obrigação de estar num contexto familiar pouco favorável ou porque têm que fazer escolhas sobre onde passar o Natal. Por outro lado se há obrigação de ser feliz suporta-se menos a dor.

Wednesday, December 05, 2007

Plastic is Tragic

O Governo prepara-se para implementar uma medida em vigos noutros países: a cobrança de uma ecotaxa pela utilização de sacos de plástico nos supermercados. O objectivo é reduzir a produção de um resíduo que tem consequências ambientais nefastas a nível dos habitats - é o caso de cursos de água, mas que atinge também os seres vivos. Um saco demora em média, cerca de 400 a 500 anos para ser decomposto. Se o aparecimento do plástico representou um salto qualitativo a vários níveis - o plástico é um material nobre - hoje o slogan deve ser: "Plastic is Tragic".Por aqui aplaude-se a iniciativa. E nada de reclamar que 5 cêntimos é muito pois o objectivo é moralizar a sua utilização. Porquê 5 cêntimos, dizem uns. Porque não cinco cêntimos digo eu?Releiam aqui um post antigo sobre sacos. Quando os consumidores tiverem que pagar algo que até agora é "gratuito"de certeza que a racionalização passará a existir. Já agora na Irlanda a ecotaxa para os sacos é de 22 cêntimos.

Depois de Quioto

Em Bali, na Indonésia decorre a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas com a presença de 190 países, até dia 14. O objectivo é a discussão do sucessor do Protocolo de Quioto (em vigor até 2012) que impõe limites para os níveis de poluição de cada país. Os representantes dos países presentes vão discutir os novos pilares da negociação e a data limite para alcançar um novo acordo que ponha limites ao aquecimento global. As novas regras para o ambiente devem estar concluídas até 2009, para que os países tenham tempo de ratificar o acordo antes do fim da vigência de Quioto. Um sinal positivo: pela primeira vez, China e Estados Unidos estão envolvidos nas negociações que têm sido lideradas pela ONU. Outro sinal positivo: os participantes nesta conferência não devem usar fato e gravata, a bem do planeta. É que tal indumentária leva à utilização mais intensiva de aparelhos de ar condicionado. É que em Bali estão mais de 28ºC por estes dias...

Sunday, December 02, 2007

Oito perguntas sobre o Natal - IV

Porque é que, nesta altura há uma árvore de Natal num sítio qualquer da casa?
Escolhe-se um pinheiro por ser uma árvore verde no Inverno que se destaca na imensidão da neve, as únicas que não perdem folhas por mais frio que esteja.
Mas esta tradição rapidamente se propagou para os locais onde não há neve nem frio e o verde passou a ser a cor predominante na paisagem de Natal. Impôs-se a tradição, nascida do cruzamento entre o católico e o pagão e exportou-se a ideia para o resto do mundo.
A lenda diz que 800 anos depois de Cristo, São Bonifácio encontrou na Alemanha, um grupo de pagãos a adorar uma árvore. Enfurecido, decidiu cortá-la e do tronco decepado, nasceu um novo pinheiro. Aos olhos de Bonifácio, foi o sinal de que aquela terra de pagãos seria semeada pela fé de Cristo. A forma triangular do pinheiro encaixou na perfeição na simbologia cristã, com os três pontos a representar a Santíssima Trindade. Foi o início da tradição natalícia. No século XVI, os primeiros pinheiros enfeitados foram transportados para o interior das casas. A estrela, as velas e as luzes, tudo foi acrescentado a pensar na celebração do nascimento.
Não faltam lendas associadas a árvores. Com ou sem Natal, a árvore representa a natureza e o triunfo da vida sobre a morte.

Friday, November 30, 2007

Foi Deus

Nos EUA a polémica em torno da proibição da abordagem das teorias evolucionistas para a explicação do mundo biológico e do Universo continua a dar que falar no estado do Texas. A directora responsável pelo currículo de ciências neste estado norte-americano demitiu-se após uma suspensão de 30 dias por ter divulgado uma sessão literária com uma autora crítica das correntes criacionistas que são contra a evolução das espécies. Para saber mais cliquem aqui Fóssil do Archaeopteryx, encontrado em calcários na Alemanha, século XIX. É considerado pelos cientistas uma espécie de transição por apresentar características de ave e de réptil.
nota: para mim ciência e religião são compatíveis embora imiscuíveis.

Thursday, November 29, 2007

Reutilização

Na Internet existe um movimento constituído por vários grupos de pessoas de diferentes partes do mundo (Portugal incluído) que parecem ter encontrado uma solução válida para a reutilização de objectos deitados fora por aparentemente já não servirem. Estes objectos sem utilidade para uns, acabam por se acumular engrossando as quantidades de lixos urbanos produzidos no dia-a-dia. No site Freecycle, que podem aceder a partir de aqui encontram grupos que recebem objectos usados desde que em bom estado, reduzindo assim o volume de lixo gerado. Podem também procurar peças usadas mas em bom estado que queiram adquirir gratuitamente. Coimbra, Aveiro, Lisboa e Porto são algumas das cidades que aderiram ao projecto.

Oito perguntas sobre o Natal - III

Pode o Pai Natal entregar numa só noite todos os presentes? Se alguém lhe perguntar como é que o Pai Natal percorre o mundo inteiro numa noite, o melhor é pôr de parte as explicações científicas pois desde 1850 que os especialistas tentam embrulhar o mito numa fórmula científica realista. Os cálculos realizados mostram aquilo que todos desconfiam: o Pai Natal não tem uma vida fácil. A começar pela carga que transporta no seu trenó, qualquer coisa como 400 mil toneladas de presentes, na melhor das hipóteses. Como cada rena consegue apenas carregar 150 quilos, precisaria de 360 mil se quisesse manter a tradição e não recorrer a motores supersónicos. Para além do excesso de peso enfrenta o problema do tempo. Como apenas conta com as horas de sono das crianças, restam-lhe 31 horas para completar o serviço, beneficiando da ajuda dos fusos horários e da rotação da Terra. Divididas as horas por todos aqueles que esperam receber presentes a 25 de Dezembro - existem dois mil milhões de crianças, mas só 108 milhões de lares estão à sua espera - o velhinho de barbas teria de fazer perto de mil visitas por segundo. O que lhe dá apenas 715 microssegundos para estacionar o trenó, descer pela chaminé, deixar os presentes, comer alguma coisa que lhe tenham deixado (?) voltar a subir a chaminé, entrar no trenó e seguir para a próxima casa. Para que não haja atrasos, teria de deslocar-se a uma velocidade de 1046 quilómetros por segundo, mais ou menos três mil vezes a velocidade do som. As consequências da energia gerada por tamanha velocidade são inimagináveis. Mas não será difícil perceber que o transformariam e às suas renas em carvão. Por isso, se lhe perguntarem o melhor é deixar a ciência de lado.

Monday, November 26, 2007

Porque existe

Os números em Portugal são alarmantes, colocando-nos como um dos países onde há mais novos registos de infecções diagnosticadas a nível europeu. No continente africano continua a ser onde mais se morre no mundo por doenças associadas à infecção por HIV/ SIDA.

"Tetris Humano"

Isto só é possivel no Japão...

Wednesday, November 21, 2007

Transparências

Meia-Hora antes.... um tsunami

Os países da Europa e da bacia mediterrânica deverão ter em funcionamento já no próximo ano um sistema que permite alertar as populações em caso de tsunami pelo menos meia hora antes de as primeiras ondas darem à costa. Por agora o sistema é experimental mas em 2011 deverá funcionar em pleno. Este tema, sempre pertinente para a situação geológica portuguesa foi tratado em agosto neste post. Para ceder ao artigo a partir do Jornal Público.

Oito perguntas sobre o Natal - II

É possível uma virgem engravidar?
O assunto é do domínio da fé cristã mas a ciência não o contraria. A doutrina cristã diz que Jesus foi concebido no útero da sua mãe, sem que tenha havido qualquer contacto com um pai humano. À luz das leis do mundo animal, é possível a uma fêmea conceber sozinha um filho? Sim, pelo menos teoricamente. É o que acontece com o fenómeno da partenogénese, conhecido dos biólogos, no Reino Animal: em abelhas, peixes (muito frequente), em crustáceos microscópicos (pulga de água - dafnias), em aves como o Perú e mais recentemente descoberto em répteis.Em 2006 foi documentado o parto de duas fêmeas Dragões de Komodo (maiores répteis do mundo) num Jardim Zoológico de Chester, no Reino Unido.Estas fêmeas surpreenderam os biólogos ao se revelarem capazes de procriar sem terem sido fecundadas por machos. Os seus óvulos terão evoluído para ovos sem ter ocorrido a fecundação. A explicação pode residir em algum "instinto de procriação" que terá surgido nestas fémeas, afastadas do contacto de qualquer macho. Provavelmente a vontade de dar continuidade à espécie terá falado mais alto tendo levado à evolução dos óvulos para ovos que se desenvolveram para embriões e fetos.
(Pulga de Água - crustáceo utlizado em aquariofilia)

Saturday, November 17, 2007

Oito perguntas sobre o Natal - Parte I

Apesar de há pouco tempo todos termos arrumado as t-shirts de manga curta, parece que é desta que o frio chegou mesmo. Assim, e para inaugurar a nova sondagem sobre os hábitos de consumo adstritos ao Natal, nos próximos tempos serão dadas respostas a oito questões relativas à quadra que se aproxima a ritmo galopante. Uma vez que é pelo prato que se conquistam algumas pessoas aqui vai a Pergunta do dia:
Quantos quilómetros viaja o bacalhau para chegar ao vosso prato?
São 2730,86 quilómetros em recta, a distância que separa a capital da Noruega, de onde vem a maioria do bacalhau consumido até à capital. Mas o bacalhau não chega assim tão facilmente à sua mesa pois percorre mais quilómetros. Normalmente fica retido em Ílhavo, onde estão as fábricas que o transformam no peixe seco e salgado que se vende nos mercados.
Todos os anos são importadas cerca de 8o mil toneladas mas já chegaram a ser mais de cem mil. Cada português come em média, oito a nove quilos.Mesmo assim, não tome o bacalhau que lhe chega todos os Natais ao prato como algo adquirido. Há mais de uma década que o peixe que se tornou prato tradicional anda a lutar pela sobrevivência. E mesmo com os limites impostos à captura não recuperou da pesca intensiva das últimas décadas porque não é uma espécie de fácil reprodução. O bacalhau atinge a idade adulta aos quatro anos, mas só a partir dos seis a fêmea chega à maturidade reprodutiva. Cada uma produz milhões de ovos por ano, mas apenas um em cada milhão sobrevive até à idade adulta. Existe registo de peixes capturados com 27 anos sendo casos raros. Hoje a espécie é mais uma com o carimbo de "espécie vulnerável". E muitos acreditam que só conseguirá voltar aos stocks de outros tempos se deixar mesmo de ser pescado. Os mares da Terra Nova, no Canadá, são o motivo de maior preocupação. Se estiverem preocupados e não conseguirem imaginar um Natal sem bacalhau, o melhor é apostar no peru. Pelo menos, até que os mares do norte se encham novamente de peixes.

Ginjas já eram

O seguinte comentário que subscrevo é retirado do blog Zero de Conduta a propósito de mais um encerramento da ASAE:
"A ASAE continua a sua cruzada para a criação de um novo país, asséptico e cumpridor dos "bons costumes". Ontem, encerraram a Ginginha do Rossio. Dizem que não cumpria as normas higiénicas. Claro que não cumpria, isso já toda a gente sabia. Mas, e isto pode parecer estranho a estes novos beatos da virtude, aquele chão que se colava aos pés fazia parte da imagem da casa. Isso, e a melhor ginginha do país. Era por isso que estava sempre cheia e fazia parte dos roteiros turísticos da capital. Tinha alma. Depois de já terem acabado com as castanhas assadas embaladas nas páginas amarelas e a bola de berlim na praia, fecharam a ginginha.Este novo Portugal, das novas oportunidades, do TGV e dos computadores portáteis para toda a gente, não suporta as imagens simbólicas do velho país "atrasado" e periférico. Como não consegue mudar o povo, que continua a beber minis e a comer couratos à volta dos estádios em dia de jogo, inventou a ASAE. Uma brigada dos bons costumes para a construção do Portugal Kleenex. Continuem o trabalho. Ali mesmo ao lado da ginginha, podem acabar com a casa dos chapéus. E não se esqueçam do pastel de nata, essa bomba calórica que tão má imagem dá do país no estrangeiro".

Thursday, November 15, 2007

O Pôr da Terra

View from the moon shows earth setting View from the moon shows earth setting Em vez de ver o pôr do Sol assiste-se ao pôr da Terra através destas imagens HD (High Definition) do Planeta Azul obtidas através da superfície da Lua pelo programa de exploração espacial japonês Jaxa. Site Oficial Jaxa (Japan Aerospace Exploration Agency) aqui

Monday, November 12, 2007

Aprender com a Natureza

Reuniram-se hoje em Lisboa mais de 400 responsáveis de grandes empresas, de governos e organizações não governamentais (ONG) da Europa para a conferência Negócios e Biodiversidade. O objectivo foi aproximar as empresas ao ambiente. Gunter Pauli, responsável por uma das empresas presentes a ZERI (Zero Emissions Research & Initiatives" defendeu a ideia que as empresas devem olhar atentamente para a natureza e observar como o comportamento de alguns animais perante a adversidade pode ser útil no desenvolvimento de ideias de base tecnológica mas ambientalmente sustentáveis. O alumínio das embalagens tipo "Tetra Pak" (que detém 80% da quota do mercado das embalagens) é altamente poluente e mau para a saúde pública. A sua função na protecção de líquidos poderá ser substituída se se seguir o exemplo de um sapo que vive num deserto australiano numa zona onde chove apenas uma vez em cada sete anos. Este anfíbio tem a capacidade de absorver muita água que mantém em reserva, através da produção de queratina, substância que existe nas unhas e cabelos. A produção de queratina produz uma espécie de embalagem natural, que lhe permite conservar a reserva de água durante sete anos. Neste momento está já a ser desenvolvida tecnologia com base nesta capacidade natural do sapo, de forma a que se consiga obter um produto mais barato e mais ecológico para concorrer com as embalagens para alimentos líquidos. Esta tecnologia poderá também servir para substituir as embalagens de conservação das vacinas, podendo ser muito útil por exemplo, nos países africanos.O caso do sapo é apenas um de muitos que se podem encontrar na natureza e que podem ser "imitados".Outro exemplo é o de uma concha que tem a capacidade de produzir cerâmica e um escaravelho com potencialidades para substituir alguns detergentes da roupa - com a mesma qualidade para conseguir brancura, mas com a vantagem de resolver problemas alérgicos ao se contactar com alguns detergentes.Imitar os ecossistemas que são muito criativos poderá ser a chave para o sucesso de muitos futuros negócios.

Tuesday, November 06, 2007

Dia Mundial da Ciência

O Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento comemora-se dia 10 de Novembro. Este ano o acontecimento de vulto em Portugal é o lançamento oficial do Ano Internacional do Planeta Terra em 2008.
Este data foi escolhida por deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Monday, November 05, 2007

Faz mesmo bem?

Acabou o vazio legislativo para o grupo de alimentos que alegam benefícios para a saúde sem qualquer base de sustentação científica para aquilo que defendem. Estou a referir-me ao grupo dos alimentos probióticos, do qual fazem parte por exemplo, os iogurtes. Através da legislação comunitária que se prepara para surgir nos próximos anos, a Comissão Europeia ultima um documento que vai dar origem a uma série de regras para um sector em expansão mas que se ressentia, até aqui de um vazio legal.Produtos que defendam que por possuírem cálcio fazem bem à saúde, são de fácil entendimento, tendo a ciência encontrado uma relação entre presença de cálcio e saúde nos ossos. Mas produtos que defendem o seu consumo por evitarem o cancro terão que validar cientificamente a tese que sustenta o slogan publicitário.Tudo em nome do esclarecimento do consumidor e evitar que este caía em erro pela publicidade pouco precisa. Eu aplaudo o princípio.
Artigo Dn online aqui

Fazer o papel de Deus

Um grupo de cientistas israelitas e da Jordânia estão a construir um recife coralígeno artificial no Mar Vermelho para proteger uma das comunidades de corais mais diversas do globo, com cerca de quarenta tipos diferentes. A experiência está a ser levada a cabo no balneário israelita de Eilat, próximo da fronteira do país com a Jordânia e o Egipto que recebe anualmente um grande número de mergulhadores e praticantes de snorkelling. O projecto visa restituir o frágil habitat de múltiplos seres que dependem destas autênticas florestas tropicais marinhas, quer para alimentação quer como refúgio ou local de reprodução. O aquecimento global pode estar a provocar a morte destes locais para sempre.

Saturday, November 03, 2007

Os números do Carbono

Os números do Carbono.
A não perder na Revista National geographic Portugal do mês de Novembro.
Antes da Revolução Industrial a atmosfera terrestre continha cerca de 280 ppm de dióxido de carbono. Era uma quantidade tolerável. Como a estrutura molecular do dióxido de carbono retém junto à superfície do planeta calor que de outro modo seria irradiado de volta para o espaço, a civilização cresceu num mundo cujo termóstato estava regulado para aquele valor. Correspondia a uma temperatura média global de cerca de 14ºC que, por sua vez, influenciou todos os locais onde construímos cidades, todas as culturas agrícolas que aprendemos a explorar, todas as provisões de água das quais nos habituámos a depender e até a passagem das estações que, nas latitudes mais altas, determinam os calendários psicológicos.. A partir do momento em que se começa a consumir carvão, gás e petróleo para dar luz à vida esse valor começou a subir. Quando se iniciou as medições em finais da década de 1950 chegara aos 315.
Não parece muito, mas o calor adicional que o CO2 captura (um par de watts por metro quadrado de superfície da Terra) é suficiente para aquecer muito o planeta. Já provocámos um aumento da temperatura média de quase um grau. É impossível prever com exactidão as consequências de qualquer aumento suplementar de CO2 na atmosfera, mas o aquecimento já registado iniciou o descongelamento de quase tudo o que havia congelado sobre a Terra, alterou as estações e os padrões de pluviosidade e provocou a subida dos níveis do mar. Agora, independentemente do que façamos, esse aquecimento irá aumentar, embora o efeito que o calor desempenha na atmosfera demore a manifestar-se. Ou seja, não podemos travar o aquecimento global. A nossa tarefa é menos inspiradora: refrear os danos, impedir o descontrolo total. E nem isso é fácil.
Estes tópicos constituem o mote para um dos temas deste mês da revista NG. Acrescento aqui a calculadora de dióxino de carbono produzido por cada um de nós, para que cada um faça as suas continhas e siga algumas sugestões para se tornar um cidadão mais verde a bem do futuro.

A entrevista da dita cuja

Retirado de: http://antero.wordpress.com/

Thursday, November 01, 2007

Corrupção Leiteira

Leiam esta notícia publicada em Zero de Conduta. Apesar de surpreendido não me admira nos tempos que correm:
Várias companhias brasileiras, para esconder a má qualidade do leite e aumentarem a margem de lucro, juntavam soro, água oxigenada e soda cáustica ao lacticínio. Isso mesmo, água oxigenada e soda cáustica. Com a mistura poupavam 10% de leite e, segundo os especialistas, a fraude era impossível de detectar sem o recurso a testes de laboratório. Sabor, textura e aroma era tudo igual. Os nutrientes, claro, é que não estavam lá. Como tudo no Brasil, o esquema funcionava em grande, num esquema de corrupção que envolvia as empresas, políticos e fiscais que deveriam avaliar a qualidade do leite.Tavez conhecendo o caso de Gomes da Silva - o ministro da Agricultura de Guterres que convocou uma conferência de imprensa para comer mioleira de vaca -, um dos deputados federais chamou ontem os jornalistas para "dar um recado" aos brasileiros e beber um copo de leite. "Sou contra a fraude, mas sou a favor do que está aí, o leite possível. Querer um leite de qualidade a curtíssimo prazo é a mesma coisa que querer acabar com o analfabetismo no Brasil. É um produto fraudado? É, mas até o fraudado tem a sua qualidade" disse Piau. Está visto, a realpolitik chegou ao leite.O deputado em causa recebeu, na última campanha eleitoral, 40 mil euros da cooperativa proprietária de uma das marcas de leite envolvidas no escândalo.
Para aceder à notícia via Globo Brasileira aqui

Wednesday, October 31, 2007

Poupança

Um mundo paradoxal. Enquanto que existem milhões de cidadãos no mundo que não possuem o suficiente para o seu sustento básico, outros há que devem reflectir em formas para reduzir o seu consumo. ..

Tuesday, October 30, 2007

Insucesso...

Descobri este blog há pouco tempo mas o seu conteúdo despertou-me a atenção pelos pontos de vista menos imediatos e mais reflexivos sobre questões da educação e não só. Porque é preciso ver para além das cortinas de seda... Dantes sucesso era ser aprovado no 10º, 11º e 12º. Agora sucesso é ser aprovado num curso profissional. O insucesso baixou.Outra forma de redefinir "sucesso" é tornar as escolas mais inclusivas, isto é, tornar a avaliação interna mais benevolente. Retirado de: Blasfémias

Exomars

O subsolo de Marte poderá ser estudado em 2013 por um instrumento científico concebido em Portugal. Tal é dado a conhecer pelo Ciência Hoje: integrado na missão ExoMars, da Agência Espacial Europeia (ESA), num projecto que está a ser desenvolvido há um ano e meio por um consórcio 100 por cento nacional. O Subsurface Permittivity Probe, ou SP2, é o instrumento que vai integrar a missão europeia, com o objectivo de estudar as propriedades eléctricas do subsolo de Marte. "Ao medir as propriedades pode indicar se há ou não há água, mesmo que seja em muito pequenas quantidades, como apenas humidade", explicou à Lusa Pedro Pina, do Instituto Superior Técnico, uma das universidades envolvidas no projecto. O SP2, cujo projecto inicial está aprovado pela ESA, será o primeiro instrumento a estudar o subsolo de Marte, onde até agora só se explorou a superfície, num projecto orçamentado em dois milhões de euros.
Um projecto importante para Portugal e para a ciência portuguesa em particular pois irá permitir a afirmação desta no panorama internacional.

Sunday, October 28, 2007

Quantas mais marcas existirão?

O diário britânico Observer publica hoje o resultado de uma investigação sobre o facto da marca norte-americana GAP vender roupa fabricada por crianças na Índia. Mais uma marca a juntar-se a muitas violadoras dos direitos fundamentais da criança.
As crianças, das quais as mais jovens têm dez anos e que trabalham para uma empresa subcontratada do grupo no bairro de Shahpur Jat em Nova Deli, a capital indiana, interrogadas por um jornalista do Observer, evocaram longas horas de trabalho não pago, ameaças e maus tratos. As crianças produziam camisas da gama Gap Kid que deviam ser vendidas no Natal, segundo o jornal. «Na Gap pensamos firmemente que em nenhuma condição é aceitável que crianças fabriquem ou trabalhem no fabrico de vestuário», indicou o grupo com sede em São Francisco num comunicado citado pelo jornal. "É claro que um dos nossos fornecedores violou esta acordo e um inquérito completo já está em curso", precisa o grupo. A Gap retirou as peças de vestuário em causa das suas lojas e convocou uma reunião com os seus fornecedores para reforçar a interdição de trabalho das crianças, indicou ainda. Em 2004 a GAP lançara uma auditoria social sobre a produção da sua roupa que revelara casos de trabalho forçado, de trabalho infantil, de salários inferiores ao mínimo legal e de castigos corporais. No seguimento desta auditoria, o grupo tinha denunciado contratos com 136 fornecedores responsáveis de abusos. O ano passado, a GAP rescindiu contratos com mais 23 outros fornecedores após verificação de situações condenáveis, acrescenta o diário.
Quantas mais situações semelhantes existem verdadeiramente? Em Portugal o trabalho infantil existe, segundo os últimos dados, principalmente no norte do país, uma vez que é aí que se concentra maioritariamente o tecido empresarial ligado à industria do calçado e das confecções texteis.
Fonte: Sol

Saturday, October 27, 2007

Arte(?) Polémica

Um artista da Costa Rica está a ser alvo de contestação mundial por ter colocado um cão vadio em exposição na Nicarágua tendo-o deixado morrer à fome e à sede perante os visitantes. Disse que estava a pôr à prova a hipocrisia das pessoas. Uma forma de arte com o fim de alertar para algo? Quais os limites para a expressão artística? Em nome de quê é que se ultrapassam esses limites? Para ter acesso ao artigo Sic aqui

Biocombustíveis

Já aqui foi tratado a questão dos biocombustíveis, assunto na ordem do dia. Este grupo de combustíveis de origem biológica, onde se inclui o bioetanol, os óleos vegetais, ...) pretende ser o substituto das energias fósseis. Segundo alguns autores o termo mais correcto seria o de agrocombustíveis por serem provenientes da agricultura. O potencial energético destes combustíveis tem sido posto em causa por ser diminuto. Por outro lado a suposta nova energia "verde" pouco ou nada de ambientalmente correcta apresenta, se se considerar que esses produtos foram obtidos após a aplicação de adubos e pesticidas nos solos com consequências negativas evidentes. Há ainda que ter em conta que os produtos alimentares ficam mais caros e no caso dos cereais que necessitam de grnades áreas para serem cultivados, ficam menos disponíveis para as populações. É hoje notícia no Sol que um especialista das Nações Unidas, Jean Ziegler, condenou o uso crescente das plantações para produzir biodiesel em substituição do petróleo considerando-o um crime contra a humanidade.

Friday, October 26, 2007

Música da Mata

Vanessa da Mata e Ben Harper

Escutas

Fonte: Humor Anterozóide

Thursday, October 25, 2007

Escolas Boas e Escolas Más

O colégio Mira Rio, em Lisboa, que este ano ocupa a primeira posição na lista de escolas com melhor média é frequentado apenas por raparigas, cada uma acompanhada individualmente por uma preceptora, sendo a disciplina de Religião e Moral obrigatória desde o pré-escolar até ao 12º ano. Em declarações à Lusa, Clara Ledo, directora do colégio, não tem dúvidas em afirmar que o programa de ensino e as actividades extracurriculares são tão importantes como "a formação espiritual e religiosa das alunas". No entanto, a frequência desta escola, com quase 30 anos de experiência, só parece ser acessível às bolsas mais recheadas, já que são cobrados cerca de 4.500 euros por ano, o que dá um total de mais de 13 mil euros, no conjunto do secundário. A filosofia de ensino, assente nos valores cristãos, domina igualmente nos colégios Cedros e Horizonte, ambos no distrito do Porto, escolas privadas que obtiveram, respectivamente, a segunda e a terceira média mais alta na primeira fase dos exames nacionais. O que a senhora directora do colégio Mira Rio não refere é que o colégio de meninas faz alegadamente, uma entrevista prévia às alunas com carácter selectivo e não existe o problema da indisciplina das moçoilas pois seriam logo convidadas a sair da instituição. Por outro lado o valor cobrado que é uma exorbitância apenas serve as classes mais abastadas. Um ensino de elite para elites. Ver Ranking SIC 2007

Wednesday, October 24, 2007

Portáteis ao domicílio

A campanha de aquisição de computadores portáteis para alunos do 10º ano e alunos inscritos em centros de novas oportunidades bem como para professores encontra-se revestida de nova polémica. O motivo prende-se com a forma como as entregas estão a ser levadas a cabo. Recebi hoje ao final do dia, um sms a dizer que o computador portátil que paguei será entregue até às 17h00 de amanhã. A questão que se coloca é que durante o dia estarei a trabalhar (das 9h até às 18h30 minutos, correspondentes a nove tempos de aulas) o que significa que se quiser receber a encomenda terei que providenciar para que alguém fique em casa, para receber das mãos da empresa de entregas a respectiva máquina.Sou apenas eu a achar, ou seria mais lógico e coerente fazer a entrega nas próprias escolas? É que é aí que os professores se encontram a exercer a respectiva actividade profissional durante o horário estipulado para a entrega. Ou acreditam que os professores não trabalham e estão o dia todo em casa? (isto para não falar do tempo e gasóleo gastos na distribuição porta a porta assim como na mão de obra envolvida em toda a distribuição). Há ocorreu-me agora: talvez se combata o desemprego com esta mega operação de entregas ao domicílio. Queremos os portáteis sim mas com entrega no local de trabalho...

Tuesday, October 23, 2007

Biocombustíveis

O preço do arroz poderá subir 50% nos próximos dias. Com o aumento do preço dos combustíveis, a associação nacional dos industriais de arroz, realça o facto do seu preço ter subido 50% no último ano e responsabiliza a subida acentuada do preço do petróleo que tornou cereais, como o milho e o trigo, "interessantes" para a produção de biocombustíveis, uma alternativa energética aos produtos petrolíferos. A notícia passou quase despercebida, mas será apenas a primeira de muitas. A estratégia da União Europeia passa por garantir que, até 2020, 10% de todos os combustíveis serão “verdes”. Em Portugal, o governo quer garantir 10% nos transportes já em 2010. Para conseguir esse valor, tem já a funcionar um generoso pacote de incentivos fiscais às oleaginosas plantadas no nosso país para alimentar as 2 refinarias "verdes" que estão a ser construídas.E, no entanto, os erros dos outros países estão à vista, provando que esta estratégia tem tanto de imprudente como de suicidária. No México, a produção intensiva de milho para abastecer o mercado dos EUA levou à subida em 400% deste cereal fundamental para a alimentação. A consequência foi desastrosa e levou à rápida revolta dos mais pobres e mais afectados com a subida em flecha da tortilla, a sua tradicional base alimentar .Para além da hiperinflação dos produtos alimentares, a tão publicitada energia "verde" tem pouco de energia e ainda menos de verde. O potencial energético dos agrocombustíveis (a terminologia mais correcta) é ínfimo, como já foi reconhecido pelo OCDE, e a sua produção obriga a regimes intensivos de monocultura, obrigando ao aumento do espaço físico dedicado à agricultura, diminuindo a biodiversidade e aumentando a utilização de fertilizantes muito pouco verdes. A União Europeia, no mês passado acabou com os terrenos dedicados ao pousio para responder à crescente procura de cereais. A produção em massa do óleo de palma já causou a devastação de grandes extensões de florestas na Colômbia, Equador e Indonésia e Malásia. (relatório da Unesco). Os combustíveis "verdes" têm tudo para ser uma tragédia ambiental, social e económica. O interesse da UE e dos EUA nesta fonte energética - de que são os principais defensores, juntamente com o Brasil - tem muito pouco a ver com a defesa do ambiente. Convém não esquecer que três quartos das reservas de petróleo ficam na zona mais instável do planeta. É preciso diminuir a dependência das maiores economias de uma fonte de energia que está situada sobre o barril de pólvora em que se tornou o Médio Oriente. Os agrocombustíveis podem ser produzidos em qualquer lugar que tenha espaço, muito espaço para a plantação de cerais. São uma bomba ao retardador. Os preços na mercearia e supermercado vão ser o primeiro rastilho. Ou isso ou vamos todos subsidiar, com os nossos impostos, o maior logro ambiental das últimas décadas. Fonte: Zero de Conduta

Para iludir...

Mexe? Há movimento? Talvez seja tudo uma ilusão...ou não.

Sunday, October 21, 2007

É só clicar e já está a Ajudar

O site do Cancro da Mama é um site norte-americano que através de acessos e cliques dos visitantes permite oferecer 1 mamografia gratuita diariamente, a mulheres com baixos recursos económicos. O problema é que os cliques têm sido poucos.
Portanto vamos a isso:demora menos de nada ir ao site e clicar na tecla cor de rosa que diz: "Free Fund Mammograms".
E já agora espalhem a notícia aos familiares, amigos e colegas.

Saturday, October 20, 2007

Modelos (Role Models)

From Crackle: Role Models
A questão dos modelos na juventude, num anúncio publicitário norte -americano que inclui uma constelação de estrelas em versão bonecas, habituadas às luzes da ribalta nem que seja pelos maus exemplos e pelo deslumbramento da fama.

Friday, October 19, 2007

Polémica Envolve Pai da Dupla Hélice

James Watson e Francis Crick, cientistas de Cambridge, propuseram em 1953, o modelo para a estrutura e organização do material genético existente em todas as células dos seres vivos.
Estes cientistas acabaram por receber o prémio Nobel da Medicina em 1962, pelos seus estudos que terão, alegadamente, sido baseados em observações recolhidas de outro nome da ciência no feminino, Rosalind Franklin. Esta senhora, técnica de raios x obteve imagens muito apreciadas pela sua beleza e significado - difractogramas, resultantes da difracção de raios X através de DNA cristalizado. Diz-se que esta cientista abriu o caminho para que Watson e Crick chegassem às luzes da ribalta.
Agora Watson o "pai" do Modelo em dupla Hélice está envolto, mais uma vez, numa história com contornos polémicos: segundo o ciência hoje, o cientista terá proferido afirmações racistas ao jornal Sunday Times no Reino Unido. Há quem conteste a veracidade de tais declarações. Importa pois saber, o que disse ou terá dito Watson.
Os novos desenvolvimentos em Ciência Hoje.
A discussão parece estar instalada um pouco por toda a net.
Podem ler um artigo do cientista no Independent de ontem:

Wednesday, October 10, 2007

Tuesday, October 09, 2007

Evolucionismo e Criacionismo: relação Impossível?

"Evolução e Criacionismo - uma relação impossível" é o título do livro acabado de chegar aos escaparates das livrarias. O lançamento é acompanhado de uma série de palestras na culturgest, em Lisboa.
( Retirado de Ciência Hoje)
O debate em torno da relação entre estes dois conceitos, aparentemente inconciliáveis constitui hoje um clássico da história das ciências biológicas.
Apesar da polémica acredito que ambas podem ser harmonizáveis.
Para conhecer mais em pormenor a Teoria da Evolução de Darwin cliquem no seguinte sítio aqui.

Monday, October 08, 2007

Hoje foi dia de prémios

Foram hoje conhecidos os laureados na área da medicina. Até agora foram reconhecidos 189 cientistas neste campo. Para conhecer o nome de todos os premiados desde 1901 cliquem aqui (sítio oficial dos Nobel prize).

Sunday, October 07, 2007

Douradinhos com / sem espinhas

Um projecto de 140 milhões de euros cobiçado pelo governo espanhol que tentou desvia-lo para a região de origem (na Galiza) e que opõe em terras lusas, a Associação Ambientalista Quercus e o governo português. Em causa estarão atropelos à biodiversidade local resultantes do futuro funcionamento da empresa Pescanova nas Dunas de Mira, integradas na rede Natura 2000, local de fixação de espécies de pinheiro e diversa vegetação herbácea. O primeiro ministro minimiza a questão dizendo que as questões ambientais foram salvaguardadas. Neste Doc exibido no programa da RTP 2 Biosfera esclareçe-se que em Espanha o projecto acabou por ser abandonado por questões ambientais - devido à rede nNatura 2000, tendo sido apresentadas alternativas em termos de localização.

Friday, October 05, 2007