Saturday, November 17, 2007

Oito perguntas sobre o Natal - Parte I

Apesar de há pouco tempo todos termos arrumado as t-shirts de manga curta, parece que é desta que o frio chegou mesmo. Assim, e para inaugurar a nova sondagem sobre os hábitos de consumo adstritos ao Natal, nos próximos tempos serão dadas respostas a oito questões relativas à quadra que se aproxima a ritmo galopante. Uma vez que é pelo prato que se conquistam algumas pessoas aqui vai a Pergunta do dia:
Quantos quilómetros viaja o bacalhau para chegar ao vosso prato?
São 2730,86 quilómetros em recta, a distância que separa a capital da Noruega, de onde vem a maioria do bacalhau consumido até à capital. Mas o bacalhau não chega assim tão facilmente à sua mesa pois percorre mais quilómetros. Normalmente fica retido em Ílhavo, onde estão as fábricas que o transformam no peixe seco e salgado que se vende nos mercados.
Todos os anos são importadas cerca de 8o mil toneladas mas já chegaram a ser mais de cem mil. Cada português come em média, oito a nove quilos.Mesmo assim, não tome o bacalhau que lhe chega todos os Natais ao prato como algo adquirido. Há mais de uma década que o peixe que se tornou prato tradicional anda a lutar pela sobrevivência. E mesmo com os limites impostos à captura não recuperou da pesca intensiva das últimas décadas porque não é uma espécie de fácil reprodução. O bacalhau atinge a idade adulta aos quatro anos, mas só a partir dos seis a fêmea chega à maturidade reprodutiva. Cada uma produz milhões de ovos por ano, mas apenas um em cada milhão sobrevive até à idade adulta. Existe registo de peixes capturados com 27 anos sendo casos raros. Hoje a espécie é mais uma com o carimbo de "espécie vulnerável". E muitos acreditam que só conseguirá voltar aos stocks de outros tempos se deixar mesmo de ser pescado. Os mares da Terra Nova, no Canadá, são o motivo de maior preocupação. Se estiverem preocupados e não conseguirem imaginar um Natal sem bacalhau, o melhor é apostar no peru. Pelo menos, até que os mares do norte se encham novamente de peixes.

No comments: