Saturday, November 03, 2007

Os números do Carbono

Os números do Carbono.
A não perder na Revista National geographic Portugal do mês de Novembro.
Antes da Revolução Industrial a atmosfera terrestre continha cerca de 280 ppm de dióxido de carbono. Era uma quantidade tolerável. Como a estrutura molecular do dióxido de carbono retém junto à superfície do planeta calor que de outro modo seria irradiado de volta para o espaço, a civilização cresceu num mundo cujo termóstato estava regulado para aquele valor. Correspondia a uma temperatura média global de cerca de 14ºC que, por sua vez, influenciou todos os locais onde construímos cidades, todas as culturas agrícolas que aprendemos a explorar, todas as provisões de água das quais nos habituámos a depender e até a passagem das estações que, nas latitudes mais altas, determinam os calendários psicológicos.. A partir do momento em que se começa a consumir carvão, gás e petróleo para dar luz à vida esse valor começou a subir. Quando se iniciou as medições em finais da década de 1950 chegara aos 315.
Não parece muito, mas o calor adicional que o CO2 captura (um par de watts por metro quadrado de superfície da Terra) é suficiente para aquecer muito o planeta. Já provocámos um aumento da temperatura média de quase um grau. É impossível prever com exactidão as consequências de qualquer aumento suplementar de CO2 na atmosfera, mas o aquecimento já registado iniciou o descongelamento de quase tudo o que havia congelado sobre a Terra, alterou as estações e os padrões de pluviosidade e provocou a subida dos níveis do mar. Agora, independentemente do que façamos, esse aquecimento irá aumentar, embora o efeito que o calor desempenha na atmosfera demore a manifestar-se. Ou seja, não podemos travar o aquecimento global. A nossa tarefa é menos inspiradora: refrear os danos, impedir o descontrolo total. E nem isso é fácil.
Estes tópicos constituem o mote para um dos temas deste mês da revista NG. Acrescento aqui a calculadora de dióxino de carbono produzido por cada um de nós, para que cada um faça as suas continhas e siga algumas sugestões para se tornar um cidadão mais verde a bem do futuro.

No comments: