Monday, December 31, 2007

Covilhã é exemplo único

A Covilhã é a única cidade do país (segundo dados de 2005) não aderente à sociedade ponto verde. ( Ver mapa aqui).
A recolha é feita pelos antigos SMAS agora ADC (águas da Covilhã), que é a entidade responsável pela separação selectiva dos resíduos. O problema que se coloca é que o esforço feito pelos habitantes na triagem, é em vão, pois a maioria dos pontos de separação de resíduos estão incompletos, faltando o receptáculo para as pilhas e o ecoponto amarelo onde se depositam latas e plásticos (e onde se inclui também os pacotes de leite vazios, sabiam?).
De acordo com a legislação comunitária e correspondente transposição para o regime jurídico nacional, a responsabilidade pela gestão e destino final dos resíduos de embalagens cabe aos operadores económicos que colocam embalagens no mercado. Contudo, essa responsabilidade pode, nos termos da lei, ser transferida para uma entidade devidamente licenciada para o efeito. É o que acontece com a Sociedade Ponto Verde que gere um circuito que inclui a retoma, valorização e reciclagem de resíduos produzidos.
Uma outra empresa tomaria melhor conta dos resíduos do concelho da Covilhã, que não a ADC. Ou então como se explica a ausência, há anos, na maioria dos bairros da cidade, de ecopontos para todos os resíduos?

No comments: