Um projecto importante para Portugal e para a ciência portuguesa em particular pois irá permitir a afirmação desta no panorama internacional.
Tuesday, October 30, 2007
Exomars
O subsolo de Marte poderá ser estudado em 2013 por um instrumento científico concebido em Portugal. Tal é dado a conhecer pelo Ciência Hoje: integrado na missão ExoMars, da Agência Espacial Europeia (ESA), num projecto que está a ser desenvolvido há um ano e meio por um consórcio 100 por cento nacional. O Subsurface Permittivity Probe, ou SP2, é o instrumento que vai integrar a missão europeia, com o objectivo de estudar as propriedades eléctricas do subsolo de Marte.
"Ao medir as propriedades pode indicar se há ou não há água, mesmo que seja em muito pequenas quantidades, como apenas humidade", explicou à Lusa Pedro Pina, do Instituto Superior Técnico, uma das universidades envolvidas no projecto. O SP2, cujo projecto inicial está aprovado pela ESA, será o primeiro instrumento a estudar o subsolo de Marte, onde até agora só se explorou a superfície, num projecto orçamentado em dois milhões de euros.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment