ATENÇÃO:
Segundo o projecto Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal,
Museu Nacional de História Natural – Museu Bocage, o Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco,encontra-se ameaçado pelo traçado de uma nova variante a passar no local.
Pretende-se tentar salvar este espaço, da passagem de uma nova variante pelo meio do parque e sua consequente destruição.
Vale a pena seguir o link (a partir do título) ou ir a
http://docentes.esa.ipcb.pt/parquebotanico/index.html
Wednesday, December 27, 2006
PARQUE BOTÂNICO DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE CASTELO BRANCO AMEAÇADO
ATENÇÃO:
Segundo o projecto Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal,
Museu Nacional de História Natural – Museu Bocage, o Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco,encontra-se ameaçado pelo traçado de uma nova variante a passar no local.
Pretende-se tentar salvar este espaço, da passagem de uma nova variante pelo meio do parque e sua consequente destruição.
Vale a pena seguir o link (a partir do título) ou ir a
http://docentes.esa.ipcb.pt/parquebotanico/index.html
VULCÃO TUNGURAHUA - PARTE II - "VULCÃO QUE CANTA...ERUPÇÃO QUE SE PREVÊ"
Em Agosto último, o vulcão Tungurahua nos Andes equatorianos, apresentou nova manifestação da sua actividade geológica. Desde 1999, depois de um período mais ou menos longo de calma, o Tungurahua iniciou um processo eruptivo que continua até ao presente.
A altura deste vulcão ultrapassa os 5 mil metros e o cume, que estava coberto de gelos apresenta-se neste momento bastante quentinho.
Este estratovulcão serviu agora, de objecto de estudo,segundo a super interessante do Janeiro, numa das áreas da Geologia que mais interesse tem despertado: a da previsão vulcânica, uma vez que permite, se se conseguir o feito,tentar adivinhar quando ocorre uma erupção para tentar salvar vidas e bens. Assim, uma equipa de investigadores da Universidade da Catânia, em Itália, criou um programa informático que transforma em notas musicais as ressonâncias de frequência baixa que são emitidas antes de uma eventual erupção vulcância.
O programa foi criado no Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear, e como é fácil de constatar, requer medições bastante complexas, para coverter os sons em música. Consegue-se uma melodia que depois de comparada com registos de outros vulcões pode dar a ideia do momento da erupção vulcânica, pois, existe um padrão no tipo de sons/ruídos emitidos por vulcões que estão prestes a mostrar a sua fúria.
Wednesday, December 20, 2006
Feliz Natal,Feliz Navidad,Merry Christmas, Joyeux Noel
Este é o primeiro Natal do Minerais e Pedras Preciosas. Natal, cada vez mais associado à voracidade desenfreada do consumo... consumo que gera desperdícios.
O BA - Banco alimentar contra a fome luta contra o desperdício de produtos alimentares, através das Instituições Particulares de Solidariedade Social que o integram.
A ideia original surgiu nos EUA, em 1966, no Arizona. Em Portugal existem neste momento, 10 bancos regionais, que apoiam ao longo de todo o ano, as instituições a eles associados. Mais Bancos Alimentares deverão entretanto surgir nos próximos tempos em Portugal.
Numa época do ano em que os níveis de consumo aumentam exponencialmente, nas sociedades desenvolvidas, a quantidade de desperdícios que se gera é enorme. A formação destes desperdícios pode ser evitada, ou pelo menos atenuada, se todos nós adoptarmos medidas simples no dia-a-dia: reduzir o consumo evitando tudo o que seja supérfulo;consumir produtos com menor volume de embalagem possível(as novas garrafas de plástico da água Luso são um bom exemplo da redução da quantidade de plástico constituinte de cada garrafa. Parece pouco, mas em muitas garrafas a quantidade de matéria prima poupada é enorme e o ambiente agradeçe!!!); reduzir a quatidade de papel,laços e laçarotes que se usam para os presentes; não adquirir aquelas chinesisses sem utilidade, muito provavelmente feitas por criancinhas sem direitos apenas com deveres, ou por mulheres sobrexploradas. Estas peças sem valor,são construídas com materiais que podem ser aproveitados para outros fins, que não seja a depleção e esgotamento mais rápido dos Recursos Naturais que a Terra dispõe;e ainda outras medidas que a imaginação e a vontade da cada um permitirem.
Porque não um presente personalizado feito por nós próprios? Mãos à obra. Bom Natal a todos!!!
Wednesday, December 13, 2006
BIG BROTHER ESPACIAL
Muita gente curiosa com questões de astronomia e outros mais académicos sabem, que o telescópio Hubble(nome dado em homenagem ao astrónomo norte-americano Edwin Powell Hubble, que viveu entre 1889 e 1953) andava meio zarolho.
O problema foi detectado após a entrada em funcionamento do aparelho e corrigido à conta de um sistema óptico de correcção (à semelhança dos óculos nas pessoas)em Dezembro de 1993.
Assim, este potente instrumento de observação do espaço, que orbita próximo da Terra (está a apenas 600 km da superfície terrestre) tem permitido captar imagens fantásticas e medir distâncias entre corpos celestes.
Em cada 97 minutos aproximadamente, o telescópio efectua uma volta à Terra.
Num desses movimentos,o telescópio captou imagens daquela que era considerada a maior estrela gigante da nossa galáxia, a estrela Pismis 24-1.Esta revelou ser, afinal, um sistema formado por três estrelas. Esta descoberta, coordenada por uma equipa espanhola do Instituto de Astrofísica de Andalucía (CSIC),com sede em Granada, tinha como objectivo encontrar a estrela com maior massa da Via Láctea.
Os investigadores em causa, estimam que cada uma dessas estrelas tenha uma massa de 70 sóis, o que as inclui na lista das 25 maiores da Via Láctea.
Mais informações sobre imagens captadas pelos "nosso olho" no espaço, construir um Hubble à escala,e outras informações preciosas no site oficial do telescópio Hubble:
hubblesite.org
Monday, December 04, 2006
Gran Canyon
Thursday, November 02, 2006
ABORTO
Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
É esta a pergunta que será feita aos portugueses, oito anos após o último referendo sobre o mesmo assunto.
Volvido este tempo, será que os portugueses têm uma opinião diferente da manifestada no passado,ou pelo contrário, o tempo não alterou a posição do povo português sobre um tema tão delicado e sensível como é este?
A substituição de métodos que evitam uma gravidez não desejada pelo aborto não pode acontecer.
Existem países que estão a começar a fazer o caminho inverso nesta matéria.Este será no futuro, e na minha opinião, o caminho a seguir. Sinal maior da evolução da humanidade.
Não me venham com a conversa que uma sociedade evoluída em termos humanos, é a que permite a prática do aborto.
Uma sociedade evoluída é a que defende a Vida.
Friday, October 27, 2006
NOVA ESPÉCIE DESCOBERTA
Uma investigadora do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) descobriu esta semana, uma nova espécie marinha:uma raia anã que nunca tinha sido descrita em livros ou revistas de índole científica. As raias, descobertas nas águas algarvias, vão agora ser alvo de estudos mais aprofundados, com a ajuda de taxonomistas internacionais.
Mais uma nova espécie que vem contrabalançar o número de espécies que vão entrando para a lista de espécies extintas ou em vias de extinção.
Mais pormenores:
http://www.ualg.pt/ccmar
Sunday, October 22, 2006
UB 313 PASSA A ÉRIS
Lembram-se do planeta descoberto em 2003 por Michael Brown? Chamado provisoriamente de Xena,este planeta promoveu a discórdia sobre Plutão continuar a ser chamado de planeta, entre os astrónomos, tendo levado à sua despromoção este verão, pela União Astronómica Internacional. O nome escolhido para o ex-Xena é Éris, deusa grega, conhecida na mitologia como a deusa fora de lei.
Segundo um artigo publicado na revista do Jornal Expresso, do matemático Nuno Crato, o nome é apropriado, pois este astro foi de facto portador da discórdia.
Fomos todos obrigados a refazer todo o conhecimento que possuíamos acerca dos corpos que podem ser considerados planetas.
A ciência é mesmo assim e Éris ditou as novas leis.
O nome xena correspondia a uma deusa irreal, criada para uma personagem televisiva, pelo que Éris parece um nome mais real, para um planeta que trouxe uma real confusão.
Saturday, October 21, 2006
NASCEU NÃO UM...MAS 25 PANDAS
Sabia há algum tempo, que existem espécies que se extinguem da Terra muito antes de serem descobertas pelo homem... porque vivem em locais de acesso restrito ou impossíveis de atingir pelo homem, ou porque a sua passagem pela Terra terá sido mais fugaz.
Uma coisa é certa: o homem, com a sua atitude perante o planeta, está a condicionar de forma séria o futuro da biodiversidade e até do próprio planeta.
O homem é o único animal que destroi o seu próprio habitat... e eu ainda digo mais: o dos outros seres vivos também. Será que os leitores do meu blog (que tem estado mais letárgico)já tinham pensado nisso? desafio-vos a apresentarem um exemplo de outro animal ou até de uma plantinha, ou mesmo microorganismo que o faça...
"O Homem pertence à Terra ou a Terra pertence ao Homem?"
Um exemplo bastante conhecido de um animal em extinção é o Panda.
Uma boa noticia é o nascimento de 25 novas crias, em cativeiro, na China. Agora surge um novo problema: haverá bambu para tanta boca faminta? é que as "florestas de bambu" também estão em extinção, e cada um destes gigantes, em adulto, processa toneladas desta planta, por dia.
Tuesday, September 26, 2006
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
Thursday, September 07, 2006
PARABENS ITQB...DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
Uma equipa de cientistas do ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Biológica)da Universidade Nova de Lisboa decifrou a ultra estrutura duma proteína com função enzimática. Esta proteína com função catalítica degrada as moléculas de ARN (RNA), o ácido nucleico responsável pelo transporte da informação genética, do núcleo das céluas, para o citoplasma, onde se localizam os ribossomas. Estes organitos são as estruturas que estão envolvidas na construção de cadeias polipeptídicas, que fazem parte das proteínas.
A enzima, cuja estrutura foi descodificada pela equipa portuguesa, através de técnicas de cristalografia de raios X, chama-se ribonuclease II (RNAase II) e é utilizada pelas células no processo de destruição de cópias da informação genética obtidas a partir do ADN (ou DNA).
Qual a verdadeira importância do estudo efectuado?
Partindo do princípio que todos os seres vivos possuem esta enzima, a descoberta da sua estrutura permite um melhor conhecimento dos mecanismos associados à sintese de proteínas, biomoléculas que fornecem características aos seres vivos. A regulação da função desta enzima pode ser util para travar ou impedir determinados processos a nível celular. Tal acção poderá ser feita num futuro próximo com o uso de medicamentos.
Esta noticia veio provar mais uma vez, que em Portugal também se faz investigação científica a nível mundial.
site da revista nature, onde foi publicado o estudo hoje:
www.nature.com
Wednesday, September 06, 2006
Why does inhaling helium make one's voice sound strange?
Retirado da revista scientific american
Why does inhaling helium make one's voice sound strange?
C. Graves
Renville, Minn.
Craig Montgomery, chair of the chemistry department at Trinity Western University, explains.
In order to understand how helium has this effect on a voice, it is helpful to first consider how sound waves form and travel, as well as some basic properties of gases.
Sound waves are formed by the vibration of something (a drum-skin or your vocal chords, for instance) in a medium such as air. In the case of a drum, as one strikes its skin, it vibrates up and down. As it moves up, it pushes against the gas molecules of the air, forcing them upward against other molecules. The gas molecules are compressed together and this ripple of compressed molecules moves up away from the drum. Meanwhile, the drum skin moves down and back up again, resulting in another compression. This moving series of compressions is a sound wave, and the distance between them is known as the wavelength.
All gas samples have the same number of molecules per unit volume at a given pressure and temperature, whether the gas is helium or nitrogen (the primary constituent of air). But not all gas molecules have the same mass. Nitrogen (and thus air) has a mass roughly seven times greater than that of helium. Nitrogen is thus denser than helium and sound waves travel through it more slowly than they do in helium. At 20 degrees Celsius, for example, sound travels at 927 meters a second through helium, but only at 344 meters a second through air.
Like the vibration of a drum or a violin string, the vibration frequency of the vocal cords is independent of the type of gas that surrounds them. Whereas the velocity of the sound waves is faster in helium (and the wavelength greater), the frequency remains unchanged because it is determined by the vibrating vocal cords. Rather the timbre, or quality, of the sound changes in helium: listen closely next time and you will notice that a voice doesn’t become squeaky but instead sounds more like Donald Duck. It is the lesser density of the helium--which serves as the medium for the sound waves--flowing through the larynx that produces this differing quality in the voice.
Consultar:
http://www.sciam.com/
Monday, September 04, 2006
ACÇÃO DETERGENTE DO SOL!!!
Toda a gente sabe que o sol é semelhante a uma enormíssima central de produção de energia, sob a forma de energia radiante de luz e calor...
Li na notícias magazine deste domingo(03/09/2006) a seguinte notícia que passo a expôr:
Durante as reacções que ocorrem na estrela do nosso sistema solar produzem-se uns radicais OH, chamados de iões hidroxilos que, pasmem-se, funcionam como detergentes!!!
Estes radicais de OH limpam toda a troposfera (camadas mais baixas da atmosfera, em contacto com a crosta terrestre) de óxidos de azoto, metano e monóxido de carbono.
A prova que esta acção é eficaz resulta de uns estudos efectuados na Alemanha.
Das conclusões sobresai ainda, o fato de existir ainda uma elevada concentração de iões OH, o que significa que detergente não falta. Resta saber se a quantidade de hidroxilos produzidos será suficiente para combater as enormes quantidades de poluentes lançados todos os dias para a atmosfera pelo homem... pelo que se vê, não me parece de todo. Esta acção solar deverá ser por isso, muito circunscrita.
Friday, September 01, 2006
AVES NO CÉU...DINHEIRO EM TERRA
Um jornal simpático da região centro, faz por estes dias manchete, com o facto do distrito de Castelo Branco estar perante um novo filão de exploração em termos potenciais. Trata-se de um negócio que interessará a pessoas pertencentes a um grupo específico, mas com capital científico importante. O negócio é o de observação de aves, nos céus do interior do país. Porquê a diversidade de aves passiveis de serem observadas por essas bandas?
Pois, porque é uma zona de intensas explorações agrícolas e terrenos agro-florestais, que fixam uma grande variedade de aves.
O fenómeno de observação de aves é uma realidade em termos internacionais, nomeadamente nos Estados Unidoos, onde existem empresas ligadas ao turismo especificamente ligado à ciência.
Acho que seria uma ideia interessante para o futuro profissional de alguns de vós...acrescente-se que a oferta em termos hoteleiros da região é considerada boa, assim como outros aspectos, como a parte gastronómica.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves quer ajudar a promover a exploração sustentada da natureza dessa região...
Para informações complementares consultar:
http://www.spea.pt
Wednesday, August 30, 2006
A IMPORTÂNCIA DE SE CHAMAR ERNESTO (HURRICANE ERNEST)
Já toda a gente interiorizou que os efeitos do Katrina, em 2005, não acabaram com a fúria do furação, mas perduraram ao longo do tempo...a destruição do espaço físico das zonas afectadas, como em New Orleans, foi sendo atenuada pela reconstrução das zonas afectadas, mas a destruição do espaço psicológico dos cidadãos que viram toda a sua vida ruir, será mais dificil de atenuar...
Surge então Ernesto, o primeiro furação da temporada. Os especialistas sabem que está a ganhar força no oceano Atlântico e que se mantiver esta trajetória, Ernesto passará perto do Haiti - antes de atravessar Cuba na segunda-feira - e entrará no Golfo do México, onde poderá assolar a costa oeste do estado da Flórida como furacão de categoria um, a menor na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco. Apesar de "fraco", os ventos podem atingir entre os 150 e os 170 km/h, o que se traduz numa acção muito forte e violenta.
A Administração Nacional de Oceanos e da Atmosfera dos EUA (Noaa) previu uma média de 11 a 15 tempestades tropicais e entre sete e nove ciclones, dos quais três poderiam ser "intensos", nesta temporada.
Cada vez mais frequentes as tempestades tropicais? Cada vez mais intensos os furações?
A culpa é do Aquecimento Global???
Uma coisa é certa, dentro de algumas décadas existem zonas agora ocupadas que terão que ser abandonadas por se tornar impossível a sua ocupação humana.
É o caso da costa sudeste do EUA.
Para mais informações consultar o site do Departamento de assuntos de Meteorologia, Oceanos, Clima e Atmosfera do Governo dos EUA (National Oceanic & Atmospheric Administration)
http://www.noaa.gov
Sunday, August 27, 2006
PLUTÃO: O dEUS DESPROMOVIDO...
pois é... voltei de uns dias de inépcia... e quis inteirar-me do que se passa por esse mundo fora...
Como sempre, um pouco de tudo o que é mau...
Raramente, porém algo de diferente, como esta nova reorganização do sistema planetário, da qual a Terra faz parte.
Desde a descoberta de Plutão, em 1930, que este planeta era conmsiderado um planeta gelado incluído no grupo dos planetas clássicos...
pois na quinta feira, o comité executivo da União Astronómica Internacional, reunido em Praga, aprovou a "despromoção" de plutão, ficando o sistema solar reduzido a oito planetas ao contrário da proposta inicial de acrescentar o número destes corpos celestes.
São então três as condições requeridas para se considerar um corpo um planeta:
1)estar em órbita em redor do Sol;
2)ter massa suficiente para que a sua própria gravidade o deixe com uma forma quase esférica;
3)ser um objecto dominante na sua órbita.
É esta última condição que deixa de fora Plutão – cuja órbita atravessa a cintura de Kuiper, onde vagueiam milhares de corpos celestes – e os três novos candidatos que passam a ser considerados planetas anões.
Fica por decidir duas questões: o nome dado a estes novos planetas anões(plutão, Ceres e UB313)e ainda o nome a atribuir ao próprio UB 313, descoberto em 2003, um corpo gelado a uma distância enorme da Terra, sem um nome oficial, mas batizado por MIke Brown, de Xena, uma homenagem à princesa guerreira...
Aceitam-se sugestões para os futuros nomes... Vamos elaborar uma lista?
Deixem as sugestões na caixa de comentários... que eu faço o resto (publicarei os nomes mais originais).
Tuesday, August 22, 2006
CAMPANHA QUERCUS... E DO MEU BLOG TAMBÉM
Em Defesa do Litoral Português" é o nome da campanha que a Quercus está a promover.
Basta fotografar as situções consideradas um atentado à costa portuguesa e enviar as imagens por mail, para quercuss.litoral@clix.pt (com os dois ss no final),juntamente com nome ou anonimato, local e data das fotografias.
A associação ambiental quer alertar para o ataque sem precedentes que está a sofrer a nossa costa, há já tempo demais (digo eu). Desde construções magalómanas em zonas protegidas, até situações de risco aos ecossistemas locais, o ataque à costa tem-se revelado um problema que no futuro trará muitos incovenientes ao país.
Este tipo de iniciativa pretende ser um apelo ao direito de cidadania consciente e à crítica quanto a questões relacionadas com o ambiente e com a qualidade de vida das populações.
Relembro que nos EUA, é frequente os cidadãos se organizarem, em torno de questões, que a nossos olhos podem parecer ridículas ou menores. um exemplo, não me custa nada imaginar um grupo de pessoas que vivam no mesmo bairro americano, que se mobilizem em torno da segurança no seu bairro ou em torno da separação dos lixos...ou...porque é que SOMOS UM POVO TÃO BRANDO, NOS COSTUMES???
Porque é que não evoluimos?
Sunday, August 20, 2006
CONHECIMENTO MUTÁVEL: NOVA ORDEM NO SISTEMA SOLAR
Friday, August 18, 2006
O ACORDAR DO SONO...
Thursday, August 17, 2006
AS VOLTAS DAS CADEIAS ALIMENTARES...
Wednesday, August 16, 2006
SABUGALITE: UM MINÉRIO RADIOACTIVO!
A crosta terrestre contém vários elementos radioactivos, na maioria pertencentes às famílias do Urânio e do Tório. Estes elementos radioactivos existem desde a formação do sistema solar e do nosso planeta, sendo pois de origem natural.
O Urânio, embora conhecido desde a Antiguidade, foi identificado e isolado em finais do século XVIII e início do século XIX. O Tório um pouco mais tarde, em 1828. Foram-lhes reconhecidas algumas propriedades como a elevada densidade e propriedades metálicas, mas não se conheciam, então, as propriedades radioactivas destes elementos.
Por essa altura ianda não se conhecia o que é a radioactividade: a desintegração espontânea dos núcleos dos átomos e as radiações ionizantes emitidas por estes elementos.
A radioactividade foi descoberta mais tarde pelo físico francês Henri Becquerel, em 1896.
Outros elementos radioactivos, descendentes do Urânio, como o Rádio e o Polónio, viriam a ser descobertos pouco depois por Madame Curie.
O distrito da Guarda, à semelhança doutros locais do país, é um distrito onde abundam as rochas graníticas. A relação entre este tipo de rochas e minerais com propriedades radioactivas é conhecida há bastante pelos geólogos.
A primeira concessão mineira, para extracção de minérios radioactivos terá sido a Rosmaneira, a que se seguiram outras situadas em redor da cidade da Guarda, de Aguiar da Beira e Trancoso.
O minério radioactivo era inicialmente exportado em bruto para França, mas a partir de 1912 a Fábrica de Sais de Rádio, na localidade do Barracão, perto da Guarda, iniciou a laboração. Na Fábrica do Rádio, moía-se a rocha uranífera, dissolvia-se o minério com ácido e separava-se o Rádio. Os resíduos desta extracção continham Urânio e outros elementos radioactivos, para os quais, na época, não havia aplicação.
A partir de 1945, com a descoberta da cisão do átomo de Urânio, este metal foi imediatamente valorizado e passou a ser o objectivo da exploração, perdendo o Rádio o valor que até aí conhecera. Novas minas foram abertas e exploradas ao longo dos anos.
Os distritos de Viseu, Guarda, Coimbra e as regiões da orla do maciço granítico, como o distrito de Portalegre são regiões onde existem minérios uraníferos, e como tal a radioactividade ambiental nestas regiões tende a ser mais elevada em comparação com outras regiões do país.
Nada de alarmante, pois os estudos indicam que as doses de radiação medida situam-se dentro dos valores normais e é possivel uma vida saudável desde que se siga algumas regras como é o caso do arejamento das casas, no caso do gás radão e que se evite as zonas onde se explorou e se efectuou o tratamento do minério de urânio.
Algumas espécies minerais com urânio, consideradas raras, eram especialmente abundantes no distrito da Guarda, tomando até designações próprias do local de extracção como é o caso do sabugalite (identificado pelo minerologista C. Frondel em 1951) existente na região do Sabugal.
No concelho do Sabugal existem dois tipos de minerais uraníferos, os chamados negros, onde se inclui a pecheblenda, e os coloridos, onde se destacam a autunite, a tobernite e o sabugalite.
Destes minerais, negros ou coloridos, extraía-se, por exemplo, o óxido de urânio que depois de sucessivas transformações em estações fabris especializadas era exportado para o estrangeiro.
Numa altura que se volta a falar de energia nuclear em Portugal , como forma combater a enorme dependência do petróleo, acham que seria viável uma central nuclear em Portugal? Porquê?
Relembro que foi colocada a hipótese da sua construção, no Parque do Douro Internacional, próximo de Mougadouro.
AS FOTOS DAS CRIATURAS....(ALFORRECAS PARTE II)
ALFORRECAS DA NOSSA COSTA
Tuesday, August 15, 2006
A AMAZÓNIA E A SUA (HIPOTÉTICA) INTERNACIONALIZAÇÃO
MARS ATTACKS...OUTRA VEZ BOATOS ASTRONÓMICOS
ACÁCIAS: BONITINHAS, AMARELINHAS, MIMOSAS...MAS INVASORAS!
- à grande facilidade que possuem em se propagarem;
- à sua capacidade de competição com outras espécies vegetais;
- à sua enorme adaptabilidade a muitos tipos de solo e climas.
Mesmo quando se cortam pela raíz, conseguem voltar a rebentar, pelo que constituem a prova como por vezes cortar o mal pela raiz não é suficiente.
As sementes desta planta são pirófilas uma vez que a germinação é beneficiada pelo fogo. As sementes são portanto muito resistentes, algumas delas podem permanecer no solo por um período prolongado de tempo até cerca de 600 anos, o que equivale a mais de meia duzia de gerações numa família. Muitas áreas ardidas, com o tempo, acabam por tornar-se acaciais. Como crescem de forma rápida, não permitem que se instalem outras espécies. O mal seria menor se estes acaciais fornecessem abrigo a animais autóctones. Mas não é isso que acontece. Estes matagais acabam por originar desertos verdes, que são monótonos devido à reduzida biodiversidade que encerram.
Genericamente a espécie Acácia é originária da Tasmânia, Austrália e foi introduzida em Portugal, pelos Serviços Florestais, cerca do século XIX, nas Zonas do Litoral Português e em Parques Naturais. O objectivo inicial era o de consolidar e estabilizar dunas, e nos Parques Naturais servia como sebe natural de protecção das culturas.
Este assunto vem a propósito dos fogos florestais. Como as zonas ardidas se tornam áreas apetecíveis para estas plantas, é urgente a erradicação desta espécie invasora que não acrescenta nada de bom aos ecossitemas... a bem da biodiversidade.
Projecto de controlo e erradicação de invasoras num ecossitema atingido. Realizado pelo Departamento de Botânica da UC, com a coodenação da Professora Doutora Helena Freitas:
Monday, August 14, 2006
BLOGS QUE INSPIRAM
OUTRA VEZ OS FOGOS... UMA QUESTÃO DE SUBDESENVOLVIMENTO
Alguma coisa está profundamente errada quando num país como Portugal, ano após ano, o cenário se repete de forma invariável...
Os prometidos meios aéreos para o combate às chamas, as campanhas de sensibilização no que toca à prevenção e tudo o mais que possam prometer e fazer não são de longe suficientes para a gravidade da situação...
É triste quando o entretenimento veraneio das populações é o combate às chamas....
É triste, num país com tanto problemas estruturais por resolver, como é o caso deste portugalinho, que não se pode dar ao luxo de desperdicar, ocorrer este atentado à nação, à cadência anual sempre que chega o calor e principalmente o mês de Agosto ...
Uma das nossas fontes de riqueza (a floresta portuguesa) está irremediavelmente comprometida para sempre...
Uma viagem de carro torna-se algo de melancólico e medonho...
A paisagem torna-se feia...
A recuperação natural dos ecossistemas ardidos é lenta e demora demasiado para os interesses do país...
Sem arvóres não existe fixação de água e humidade num solo.... IDEIA LUMINOSA
Saturday, August 12, 2006
OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE LEPIDÓPTEROS
Para o cidadão comum, qualquer animal com antenas, com mais de quatro patas, apêndices no geral, é considerado um insecto. Na realidade, esta ideia está incorrecta, pois engloba vários animais pertencentes a vários grupos diferentes.
O grupo (filo) dos artrópodes, do grego arthros, articulação e podos, pés, significa presença de pés articulados e caracteriza-se pela presença de espécies com exosqueleto – esqueleto externo, extremidades articuladas, como é o caso de patas e antenas e ainda pela divisão do corpo em segmentos: cabeça, tórax e abdómen.
Todos os ambientes terrestres possuem artrópodes, e existem fósseis desde o Câmbrico (muitíssimo anterior à era dos dinossauros), o que comprova o sucesso evolutivo destes animais.
Pertencente ao filo dos artrópodes, o grupo dos insectos, o mais numeroso do reino animal, evidencia uma admirável variedade de formas e ciclos de vida, colonizando todo o tipo de habitats, excepto o meio marinho subaquático (segundo Ernestino Maravalhas, autor do livro: as Borboletas de Portugal).
Quais as características que identificam e caracterizam um insecto? A presença de três pares de patas, um par de antenas e de um ou dois pares de asas, são as particularidades necessárias para caracterizar as formas adultas da maioria das espécies de insectos.
A definição de insecto é, no entanto complexa, pois existem diferentes estádios de desenvolvimento, as metamorfoses, nas formas complexas, levando as formas juvenis a afastarem-se do aspecto típico do insecto adulto. O corpo dos insectos divide-se nas três partes, apresentando a cabeça as peças bucais, que reflectem a alimentação dos animais, o tórax, local de inserção das patas e das asas; o abdómen, que aloja vísceras – órgãos reprodutores e parte do aparelho digestivo.
O nome lepidóptero, pouco ou nada diz à maioria das pessoas, mas representa, em nomenclatura científica, o grupo (ordem) das borboletas, que corresponde a um tipo de insectos que existem. Os lepidópteros distinguem –se dos outros insectos devido à sua metamorfose complexa. Estas transformações englobam quatro fases: ovo, lagarta, crisálida e o insecto adulto. O regime alimentar é muito diferente conforme o estádio de desenvolvimento: a lagarta consome grandes quantidades de vegetais, enquanto que a crisálida permanece completamente inerte, sem qualquer alimentação. Nas formas adultas, há espécies que não chegam a alimentar-se apenas servindo para a reprodução enquanto que outras consomem avidamente néctar e outros nutrientes.
O projecto de observação e identificação de borboletas TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, corresponde a um centro criado na dependência do Museu Nacional de História Natural (MNHN), Museu Bocage, com a finalidade de reunir uma equipa de trabalho especialmente dedicada ao estudo das borboletas (Insecta: Lepidoptera) numa perspectiva de conservação da diversidade da fauna em Portugal. Para isso, este centro disponibiliza às escolas a possibilidade de aderirem ao dia B - Observação e Identificação de Borboletas, fornecendo material de apoio adequado e orientações aos professores coordenadores do projecto nas escolas, para a implementação do dia B.
Conhecer e interpretar as ameaças que estão a sofrer estes insectos é também compreender a difícil situação ambiental que o homem vive actualmente. A conservação das borboletas está sujeita a inúmeras ameaças entre as quais, a destruição do seu habitat natural, para fazer face ao crescente desenvolvimento das zonas urbanas. A substituição de sobreiros, azinheiras, medronheiros e carvalhos, por plantações de pinheiros e eucaliptos, é outro dos problemas, uma vez que a diversidade vegetal nestes locais é reduzida. Outros factores de risco existem mas constituem os inimigos naturais dos lepidópteros: os ovos são uma recompensa para predadores de grande porte, que chegam a ser dízimados pelas aves em cerca de 95% dos casos. Assim, as fêmeas são bastante criteriosas na postura dos ovos. As lagartas são tenras e muito nutritivas constituindo um manjar para piscos e chapins. Algumas apresentam por isso cores berrantes e aspecto tóxico para confundir os predadores.
Estes animais, apesar de frágeis, pertencem a um grupo de seres, os insectos, cujo sucesso em termos de colonização ao longo da História da Terra, é evidente. Muito terá contribuído a capacidade de voar, que terá permitido a dispersão máxima em termos de espaço.
Os estudos de inventariação regular quanto à abundância de borboletas permite detectar mudanças (declínios e expansões) a longo prazo e assim adoptar medidas adequadas à sua preservação ambiental.
Para mais informações: www.tagis.net
Friday, August 11, 2006
QUANDO O OCEANO PASSOU PELO ALENTEJO...
ESTREMOZ E A INDÚSTRIA MARMOREIRA...
Fotografias de uma pedreira de mármore em Estremoz, onde se faz o desmonte a céu aberto...


