Tuesday, August 15, 2006

MARS ATTACKS...OUTRA VEZ BOATOS ASTRONÓMICOS

Recebi um mail que referia o facto de que o planeta Marte seria o planeta mais brilhante no céu no mês de Agosto. Estaria ainda, segundo a mesma informação, mais próximo da Terra, podendo ser observado a olho nú:
"O planeta Marte será o mais brilhante no céu nocturno a partir de Agosto. Ele poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia, especialmene no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra. Não deixe de observar o céu na noite de 27 de agosto, à meia-noite e meia, você verá duas luas!!!Não perca. A próxima vez que Marte vai aparecer assim será em 2287. "
Ora bem. Como sou um ser de ciência, e por isso acredito que a ciência não resulta de boatos ou ideias falsas que à força de serem ventilados cada vez com mais insistência se tornam factos, fui efectuar as minhas pesquisas e tentei falar com quem de direito...
Não me considero nem de longe especialista em fenómenos celestes, mas sou apenas um curioso do céu, que às vezes olha para cima e se interroga acerca dos corpos que gravitam por cima das nossas cabeças.
A suposta notícia é falsa. Segundo outro Blog dedicado a temas da ciência (http://caisastro.blogspot.com/2006/08/marte-do-tamanho-da-lua.html) o planeta Marte vai estar do outro lado do sistema solar a mais de 300 milhões de km da Terra. Vai ser pequeno e relativamente pouco brilhante. O mais próximo que a Terra vai estar de Marte este ano será em 30 de Outubro, a cerca de 69 milhões de km.
Estas informações circularam em sites no ano 2003 relativos à proximidade do planeta nessa altura...
Já agora porque não navegar no site da NASA, e fazer o ponto da situação acerca da construção da Estação Espacial Internacional?
Ou saber mais sobre aquele telescópio que já foi miope e agora já não o é, o Hubble?

No comments: