Monday, August 14, 2006

Devido aos curiosos métodos de ensino da escola Experimental, não se aprendia muito Francês nem Matemática nem Latim ou coisas desse tipo; mas aprendia-se muito sobre a maneira de passar despercebido.
C. S. Lewis, Narnia Cronics, 1953
"Não é possivel perceber o que se passa na educação em Portugal, sem conhecer um debate de ideias -umas vezes surdo, outras agressivo - que divide a opinião pública, cria desconforto entre profissionais de educação e pauta tomadas de posição de políticos e decisores. De um lado surgem pessoas , ideias e atitudes que têm tido um papel dominante na política educativa(...) Do outro lado surge uam opinião pública difusa, que se manifesta descontente com o estado actual da educação e que tem a noção intuitiva de terem sido os teóricos da pedagogica dita moderna a conduzirem à situação presente.(...)." Assim se inicia o prólogo do livro que escolhi para algum tempo das férias de Verão, dedicadas à leitura. O autor é o Professor Nuno Crato, doutorado em Matemática Aplicada, nos Estados Unidos da América e que lecciona actualmente no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. O título do livro, "Eduquês" em discurso directo, pretende ser uma reflexão crítica acerca das chamadas novas teorias da Educação, assentes na pedagogia Romântica e Construtivista.
Para ler com algum sentido crítico... da editora Gradiva.

No comments: