Sunday, August 20, 2006

CONHECIMENTO MUTÁVEL: NOVA ORDEM NO SISTEMA SOLAR

A IAU, União Astronómica Internacional apresentou uma proposta de alteração do número oficial de planetas do sistema solar, de nove para doze. Um projecto de resolução apresentado há dias à assembleia-geral da IAU, reunida em Praga, até 25 de Agosto, prevê que o sistema solar passe a incluir um asteróide, o Ceres, e dois outros planetas inscritos numa nova categoria a criar: a dos "plutões". Esta categoria deve o seu nome a Plutão, até agora o nono da lista dos planetas "clássicos" e o mais pequeno e mais afastado do sistema solar, que passaria a integrar um grupo à parte com o que tem sido considerado o seu maior satélite, Caronte, e o "objecto" 2003 UB-313, cujo nome proposto é Xena.
Os peritos reunidos em Praga, pretendem ainda uma nova redefinição do conceito de planeta: "um corpo celeste rígido, com massa suficiente para ter uma gravidade interna que lhe dê uma forma hidrostática equilibrada (quase redonda), em órbita em torno de uma estrela, não sendo nem uma estrela, nem um satélite de um planeta".
Assim, a nova ordem dos planetas, quanto à proximidade ao Sol poderá ser: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Ceres, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, Plutão, Caronte e 2003 UB-313.

2 comments:

Caio de Gaia said...

Só uma pequena correção, Xena é a alcunha e não o nome proposto.

smbc said...

Apesar do planeta ser conhecido por UB 313, está-se a pensar alterar o nome para Xena, em virtude de assim, ter ficado conhecido (ser uma alcunha). Obrigado pelo comentário, que veio reforçar uma ideia que não foi bem explanada.Continuem atentos, pois eu agradeço.