Thursday, August 17, 2006

AS VOLTAS DAS CADEIAS ALIMENTARES...

O que é a doença das vacas loucas?
A doença das vacas loucas ou encefalopatia espongiforme bovina (BSE) é uma doença degenerativa que afecta progressivamente o cérebro dos bovinos. Começam a tremer, perdem o controlo dos seus movimentos, apresentam incapacidade para se levantarem e morrem rapidamente. Ao nível anatómico, a doença caracteriza-se pelo facto de conferir ao cérebro doente a aparência de uma esponja - um sinal que apenas se constata nas autópsias. daí o nome de "encefalopatia espongiforme bovina".
O que é que provoca a doença?
A doença é provocada por partículas chamadas "priões", que são versões anormais de uma proteína que, na sua versão normal, se encontra presente à superfície das células cerebrais dos bovinos. Quando os priões anormais entram em contacto com as proteínas normais, têm a capacidade de fazer com que as proteínas normais se tornem também anormais - uma espécie de "contágio" entre proteínas cujo resultado se assemelha a uma replicação (como a dos vírus) ou a uma reprodução (como a das bactérias). A multiplicação de partículas anormais no cérebro provoca a doença.
Qual o equivalente humano da doença?
A doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). Enquanto a doença das vacas loucas é uma encefalopatia espongiforme dos bovinos, a doença de Creutzfeldt-Jakob é uma encefalopatia espongiforme humana.
A BSE está relacionada com a doença de Creutzfeldt - Jakob?
Sim, a prova é que o governo británico anunciou em 1997, a existência naquele país de 10 casos "atípicos" de doença de Creutzfeldt-Jakob (chamada agora "nova variante de Creutzfeldt-Jakob") em pessoas jovens (ao passo que a versão clássica apenas afecta pessoas idosas). Existem inúmeros casos identificados no Reino Unido. e noutros locais da Europa.
Qual a origem da doença?
Os pesquisadores concluiram que a doença estava associada ao uso de apenas um produto: a farinha de carne e ossos (seja comprada para produzir rações na propriedade seja comprada como constituinte de rações prontas para uso, adquiridas no comércio). Essa farinha, conhecida nos países de língua inglesa como MBM (de "Meat and Bone Meal"), resulta da "transformação" industrial dos corpos de animais alguns dos quais, não podem ser destinados ao consumo humano. Tais animais são chamados eufemisticamente de "Animais Four-D". Os "D" são as letras iniciais das palavras inglesas:
"Disabled"-animais incapacitados, por alguma razão, para atividades básicas necessárias à sobrevivência e à produção, como alimentar-se ou andar;
"Diseased"- isto é, doentes;
"Dying" -no próprio processo de morte, isto é, em estado agônico;
"Dead"-já mortos na fazenda;
Independentemente da causa do problema que os retirava da cadeia alimentar humana, os animais 4-D seriam utilizados para farinha de carne e ossos. Essa farinha teria sido usada para constituir rações na alimentação de animais da mesma espécie que as usadas em sua produção. Este procedimento resultou na transformação de bovinos, seres herbívoros em seres carnívoros, comedores de indivíduos da mesma espécie possivelmente contaminados com agentes de doenças. Os priões (proteínas anormais) voltavam a entrar na alimentação dos bovinos devido à farinha produzida aprtir dos animais four D.
A doença torna -se de notificação obrigatória, e após o seu auge em 1993, os números da doença começam a declinar.

No comments: