Tuesday, April 15, 2008

Reciclagem de Rolhas de Cortiça

O dia 22 de Abril marca o Dia da Terra. Será também o primeiro dia de uma campanha de recolha e posterior reciclagem de rolhas de cortiça. A campanha inicia-se com a recolha em restaurantes. Mas a partir do dia 5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente - já se poderá colocar as rolhas usadas nos "Rolhinhas" dos hipermercados Continente. A campanha será depois alargada a outros locais de recolha.
A cortiça é uma dos materiais mais exportados para o estrangeiro e permite a sustentação económica de inúmeras localidades rurais no país.
Os montados de sobreiro constituem um dos ecossistemas mais ricos em termos de biodiversidade do continente europeu. Estima-se que absorvam por ano cerca de 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global. Como a cortiça é a própria casca da árvore, também retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.
GREEN CORK é o nome de um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos mas também permitir através da reciclagem, o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a floresta autóctone portuguesa como o Sobreiro, Quercus suber.

No comments: