Monday, April 28, 2008

Crise do Arroz para Totós

O arroz tornou-se mais do que nunca num bem precioso.
A crise do arroz deve-se fundamentalmente a três razões:
  • A um aumento da procura
  • Ao facto de grande parte das terras de cultivo estarem a ser utilizadas para a produção de biocombustíveis assim como uma parte dos cereais das colheitas
  • À Instabilidade financeira

E quem se lixa em primeiro lugar? os países mais pobres que não têm o que comer e depois o consumidor comum que irá em breve pagar a factura no supermercado.

"Rice is life"

4 comments:

Anonymous said...

O problema não está, de facto, na falta de alimentos ou na insuficiência de terras aráveis como muitos nos querem fazer ver, mas sim na especulação dos preços pelo sistema financeiro, apostando de forma fraudulenta na valorização de certos cabazes de produtos, fazendo inflaccionar, de forma artificial o preço destes. Além disso, com a panaceia do «aquecimento global», muitos serão aqueles que encontram aqui uma boa oportunidade de negócio para, em vez de se produzirem alimentos, se produzirem matérias-primas energéticas, como o girassol, o milho, ..., com vista à produção de biocombustiveis. Depois, a crescente procura de alimentos de alguns países que desinvestiram no seu sector primário. Assim, parece-me que os preços estão artificialmente altos e não corresponde à economia real ...

Anonymous said...

El neoliberalismo salvaje es de locos... Con los alimentos fabrican biocombustibles, y en el aceite de girasol, nos ponen hidrocaburos! Y aún no han dicho las marcas cuyos productos estaban afectados, les interesara que no bajen sus ventas... Sigamos el ejemplo de América latina www.redportiamerica.com Otro mundo es posible.

Anonymous said...

No hay que pedir limosnas, hay que exigir un cambio en las políticas económicas de los gigantes occidentales. Y punto, y el que diga lo contrario es un villano.

Anonymous said...

Es una vergüenza que la crisis mundial mate de hambre a tantos millones de personas, mientras los bancos siguen ganando tantos millones de dólares. Es una vergüenza que los accionistas de las grandes empresas se enriquezcan más, a costa del sufrimiento de la humanidad. Y es una vergüenza que las únicas medidas propuestas por estas empresas financieras sea otorgar más créditos a los países subdesarrollados, ahogándolos todavía más en el sistema usurero que domina este jodio mundo.