

Os números em Portugal são alarmantes, colocando-nos como um dos países onde há mais novos registos de infecções diagnosticadas a nível europeu. No continente africano continua a ser onde mais se morre no mundo por doenças associadas à infecção por HIV/ SIDA.
Os países da Europa e da bacia mediterrânica deverão ter em funcionamento já no próximo ano um sistema que permite alertar as populações em caso de tsunami pelo menos meia hora antes de as primeiras ondas darem à costa. Por agora o sistema é experimental mas em 2011 deverá funcionar em pleno. Este tema, sempre pertinente para a situação geológica portuguesa foi tratado em agosto neste post. Para ceder ao artigo a partir do Jornal Público.
Um grupo de cientistas israelitas e da Jordânia estão a construir um recife coralígeno artificial no Mar Vermelho para proteger uma das comunidades de corais mais diversas do globo, com cerca de quarenta tipos diferentes. A experiência está a ser levada a cabo no balneário israelita de Eilat, próximo da fronteira do país com a Jordânia e o Egipto que recebe anualmente um grande número de mergulhadores e praticantes de snorkelling. O projecto visa restituir o frágil habitat de múltiplos seres que dependem destas autênticas florestas tropicais marinhas, quer para alimentação quer como refúgio ou local de reprodução. O aquecimento global pode estar a provocar a morte destes locais para sempre.