Os suplementos vitamínicos e outras substâncias afins destinados a melhorar a memória, reduzir o cansaço, diminuir o stress, promover a melhoria na concentração... são potencialmente perigosos podendo fazer mais mal do que bem. Estes são os resultados de um estudo citado esta semana na prestigiada revista Times.
Os dados obtidos que tiveram como alvo a população Britânica, sugerem que o dinheiro gasto com estes medicamentos da moda traduz-se em dinheiro mal gasto. Os investigadores referem mesmo que as pessoas deviam concentrar-se em ingerir refeições mais saudáveis assim como potenciar hábitos de vida saudável. Os suplementos mais potencialmente perigosos são os constituídos por vitaminas A e E: podem aumentar o risco de morte em 5%; apenas o selénio se mostrou inócuo.
Em Portugal é um facto que o consumo destes medicamentos tem aumentado nos últimos anos, tal como na população pertencente ao mundo desenvolvido. Entre toda a parafernália de medicamentos e suplementos de venda livre, estas substâncias parecem vir preencher as falsas necessidades das pessoas com hábitos alimentares menos correctos.
Para acesso ao artigo:
http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/health/healthy_eating/article1449813.ece
Uma discussão científica que tem algum tempo, mas volta a estar no top da actualidade científica é esclarecer se o vidro é um sólido ou um líquido super arrefecido.
É ja dia 03 de Março, o eclipse total da Lua que será visível em Portugal continental e nas ilhas dos Açores e Madeira. O fenómeno será visível por estes lados, no início da noite (cerca das 20h00m em diante).
Em 2007 ocorrem dois eclipses totais da Lua. O segundo será a 28 de Agosto, mas não ser visível na Europa.
O último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004.
Para mais informações consultar:



