Os suplementos vitamínicos e outras substâncias afins destinados a melhorar a memória, reduzir o cansaço, diminuir o stress, promover a melhoria na concentração... são potencialmente perigosos podendo fazer mais mal do que bem. Estes são os resultados de um estudo citado esta semana na prestigiada revista Times.
Os dados obtidos que tiveram como alvo a população Britânica, sugerem que o dinheiro gasto com estes medicamentos da moda traduz-se em dinheiro mal gasto. Os investigadores referem mesmo que as pessoas deviam concentrar-se em ingerir refeições mais saudáveis assim como potenciar hábitos de vida saudável. Os suplementos mais potencialmente perigosos são os constituídos por vitaminas A e E: podem aumentar o risco de morte em 5%; apenas o selénio se mostrou inócuo.
Em Portugal é um facto que o consumo destes medicamentos tem aumentado nos últimos anos, tal como na população pertencente ao mundo desenvolvido. Entre toda a parafernália de medicamentos e suplementos de venda livre, estas substâncias parecem vir preencher as falsas necessidades das pessoas com hábitos alimentares menos correctos.
Para acesso ao artigo:
http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/health/healthy_eating/article1449813.ece
1 comment:
Isto sim é serviço público!
Já não se pode dizer o mesmo de certas tvs.
Post a Comment