Thursday, June 28, 2007
Tuesday, June 26, 2007
A Praga dos Sacos de Plástico
Todos nós temos em casa, uma gavetinha ou um compartimento repleto de sacos de plástico que denunciam os nossos hábitos enquanto consumidores em maior ou menor escala. O volume de sacos de plástico armazenados, de forma mais ou menos atabalhoada, prova inequivocamente a maior ou menor voracidade numa ida a um qualquer hipermercado. Algumas funcionárias não revelam sensibilidade ecológica na poupança e redução de sacos, enfiando cada produto comprado em sacos separados. Ao fim de algum tempo, a quantidade de sacos plásticos acumulada é tão grande que transborda da dita gaveta. Valha-nos ao menos o facto de podermos reutilizar esses sacos e em último caso poderem ser colocados nos ecopontos de cor amarela. Conscientes desta problemática e porque as empresas não amigas do ambiente não terão futuro, a marca modelo / continente inova, com os novos sacos degradáveis, ao fim de alguns meses de utilização (um saco plástico tradicional demora entre 200 a 400 anos a ser degradado pelo ambiente).
Ao adicionarem uma família de aditivos de nome d2w, criada por uma empresa Britânica, permite numa primeira fase, a quebra das cadeias moleculares dos plásticos tornando-os mais quebradiços devido ao aparecimento de novas moléculas. Essas moléculas formadas vão, em seguida, sofrer mais facilmente a acção dos microorganismos, que contribuem assim para a mais rápida degradação dos sacos.
Friday, June 22, 2007
Pensamentos Ecológicos
Porque a lassidão toma conta de nós mesmo quando existe assunto para tratar... e porque somos invadidos, de vez em quando pelo prazer do dolce fare niente, aqui ficam dois pensamentos ecológicos...para refectirem...se quiserem: Sigmund Freud (psicólogo):
"Os Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações."
Theodoro Roosevelt (ex-presidente norte-americano):
"É nosso dever proteger o maior Património Nacional, porque a nação que destrói o seu solo destrói-se a si mesma."
Saturday, June 09, 2007
Vaivém Atlantis
É lançado hoje o vaivém Atlantis, pela agência espacial norte-americana NASA. A missão tem como objectivo continuar a construção da Estação Espacial Internacional, ISS na sigla inglesa.
A tripulação, de sete elementos, leva consigo os segmentos S3 e s4, painéis solares que serão acrescentados à estação em construção no espaço, com a colaboração de 16 países dos mais avançados na tecnologia espacial. Esta viagem constitui a vigéssima primeira à estação internacional.
A estação encontra-se a 360 quilómetros acima das nossas cabeças (dizem que tem vindo a perder altura de dia para dia, situação normal no espaço) e a data prevista para a sua conclusão ainda deverá vir longe, para lá de 2010.
Para mais informações sobre a situação actual da construção - site oficial da NASA:
http://www.nasa.gov/ Friday, June 01, 2007
Dia Mundial do Ambiente
Friday, May 25, 2007
Asas Transparentes de certos Lepidópteros
Monday, May 21, 2007
Chimpazés no Género Humano?
Parece que a comunidade científica Internacional se encontra a debater a hipótese recorrente, de integrar os chimpanzés no género humano; em termos de nomenclatura científica, passarem para o género Homo seguindo-se qualquer outro nome específico referente à espécie.Sabe-se que estes simpáticos animais são bastante semelhantes ao homem em termos bioquímicos, compartilhando mais de 90% de proteínas com o género humano e tendo inclusivé em comum, a grande maioria do material genético. Por outro lado, as diferenças têm sido suficientes para os manterem afastados do género humano, pelo menos até então. O grande motivo da mudança poderá ser algum humano, com aspecto e comportamento mais amacacado, daqueles que desprezam as regras básicas de saber ser e saber estar em sociedade, fazendo lembrar estes parentes próximos do homem.
Por parte dos chimpanzés têm muito a perder ao serem integrados no género Homo. Ou não?
Saturday, May 19, 2007
Obesidade
Assinala-se hoje o dia Mundial contra a Obesidade.
Há muito que os Estados Unidos abandonaram a hegemonia relativamente aos obesos, uma vez que a epidemia se alastra a outros cantos do mundo, como é o caso deste pequeno país, cada vez mais de brandos custumes.
A obesidade, segundo os dados mais recentes em Portugal (gostamos sempre de números) atinge cerca de um terço das criancinhas entre os 7 e os 12 anos.
Os factores? Dietas hiper mega calóricas e o sedentarismo. O sofá, a televisão e os jogos de computador constituem os alimentos que mais contribuem para o excesso de peso nos adolescentes e jovens.
Monte de Santa Helena
Assinalou-se ontem dia 18 de Maio, vinte e sete anos em que um dos vulcões com actividade mais explosiva da superfície terrestre, o Monte de Santa Helena, entrou em erupção pela última vez, no estado de Washington (160km a sul de Seattle). A erupção vulcânica, do tipo explosivo, carracterizou-se pela emissão de um volume elevado de cinzas e poeiras vulcânicas resultantes da explosão de um dos flancos do vulcão, e foi antecedida por vários tremores de terra. No final matou quase 60 pessoas. A erupção levou à diminuição da altura do vulcão, em alguns metros, mas levou ao alargamento da sua cratera.Tuesday, May 15, 2007
Conselhos Primavera - Verão 2007
Não sendo um especialista em moda nem querendo sê-lo, não posso deixar de escrever alguns comentários e alguns conselhos, a respeito das tendências de moda, em milhares e milhares de adolescentes e jovens por esse país fora, que têm sido seguidas com tal fervor que parecem autênticas cópias uns dos outros. Começando pela descrição deles e seguindo a vestimenta de baixo para cima temos as sapatilhas, que têm que ser tipo vans (que de sapatilhas só têm mesmo o nome) ou então uns chinelos flip flop, daqueles em que tem que treinar com uma rolha por entre os dedos durante dias; calças de ganga, rotas (quanto mais melhor) e com aspecto de quem andou dias e dias a rolar no caixote do lixo e, muito importante, com a cintura nas pernas, o que equivale a dizer com as truxes (como diz a avozinha) por fora das calças e à mostra;
t-shirt, (uma qualquer desde que seja cool, com uns estampados ou outros motivos daquelas baratas que se compram em lojas suecas ou espanholas, modernas mas com fraça qualidade e a baixo preço); e por fim atitude, mostrando cara de zangado ou então de quem está na maior consoante o humor do momento, de preferência gesticulando com os braços de forma a que pareçam gelatina e usando muitas vezes a mais moderna muleta linguística do momento: tipo. "Tipo, tás a ver, né?".
Para as jovens meninas a situação é mais paradigmática, no que diz respeito às que não podendo vestir, vestem na mesma. É o caso da moda da cintura descaída, que em meninas de corpos esbeltos e cinturinha de vespa ficam a matar, mas nas mais roliças não, devendo ser algo a evitar, para não ferir sentimentos de ninguém, incluindo elas próprias.
Apesar de saberem de antemão que não é recomendável o uso da cintura baixa, estas donzelas mais encorpadas também querem andar na moda, acabando por não escapar aos olhares mais atentos e de desdém. Uma delas levou, com uma boca do tipo: "passa o cartão de crédito"...como ouvi recentemente, numa cerimónia em que participei, quando uma dessas meninas, ao se levantar do banco, revelou todos os seus dotes...a transbordarem das calças para fora, se é que me entendem.
Nunca ninguém lhes disse que calças de cintura baixa só ficam bem às magras?
Outro conselho que deixo para o verão 2007: as unhas dos pés, cortem-nas, se tiverem que andar de chinelos na rua.
E, já agora, para os rapazolas, se quiserem mostrar os boxers ou truxes, ao menos vistam roupa lavada e mudem-na todos os dias.
Depois disto, como dizia o outro, bom soleil.
Thursday, May 03, 2007
O CORPO HUMANO COMO NUNCA O VIU
No próximo dia 5 de Maio fica patente no Palácio dos Condes do Restelo, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, uma exposição que tem, segundo as notícias divulgadas, deliciado por todo o mundo, o público apaixonado por esta máquina, a mais fantástica de todas: o corpo humano. A exposição utiliza cadáveres reais de chineses não reclamados. Apesar da polémica em torno das diferentes dimensões do corpo humano exibidas, a exposição trata de vida e da adopoção de estilos de vida saudáveis. A não perder até Setembro de 2007.
Mais informações no site oficial.
Tuesday, May 01, 2007
ALOÉ VERA DA MODA
Nos dias que correm é difícil encontrar, como diziam há tempos um dos gatos mais fedorentos da televisão portuguesa, alimentos com sabor a eles próprios; por exemplo, batatas fritas com sabor a batata frita ou iogurtes com sabor apenas a iogurte e por aí adiante. Estes e outros alimentos foram substituídos e erradicados da prateleira dos supermercados para dar lugar a uma panóplia de produtos alimentares muitíssimo modificados em relação às suas características iniciais, no que respeita ao aspecto e sabor finais. Tudo isto a propósito de um destes dias me ter deparado, numa ida ao supermercado com uma novidade: iogurtes com novo sabor, o aloé vera. Este facto levou-me a uma pesquisa posterior no sentido de encontrar resposta, assim de repente, para uma questão que para mim, seria um tanto antinatural.
Champôs e cremes amaciadores do couro cabeludo e cremes hidratantes para as mãos e pés com aloé vera tinham conquistado, à conta da indústria e da publicidade, o seu lugar nos produtos dermatológicos de uso quotidiano. Utilizar derivados da planta para produtos desta categoria ainda tem alguma razão de ser pois parece que o aloé vera tem propriedades (?) que ajudam na regeneração e reestruturação da pele. Outra propriedade do aloé vera é a de funcionar como poderoso anti séptico. Por conseguinte, como explicar racionalmente a sua utilização em iogurtes? Se nunca ninguém comeu aloé vera fica de repente com vontade de comer? Coloquei esta questão ao maior especialista em Botânica em Portugal e mesmo a nível mundial, Doutor Jorge Paiva, que garantiu que andamos todos a ser enganados sobre a dita planta. Prometeu ainda, para breve, um artigo científico sobre o assunto. Fico ansioso à espera.
Entretanto vou mas é comer um iogurte com sabor a iogurte.
Subscribe to:
Posts (Atom)


Não resisto a voltar a publicar os cartoons deste autor que me vieram parar às mãos. 


