Wednesday, October 29, 2008

Duas Terras em 2030

Segundo o relatório bianual Planeta Vivo 2008 divulgado agora(responsabilidade da organização WWF - Sociedade Zoológica de Londres), a população humana vai precisar de 2 planetas Terra até 2030 para satisfazer as suas necessidades de consumo, algo fisicamente impossível de concretizar.
Mathis Wackernagel, director-executivo da Global Footprint Network diz que satisfazer esse nível de consumo causará “falhas técnicas” nos ecossistemas que ameaçarão as bases económicas da sociedade. “A limitação de recursos e o colapso de ecossistemas vão fazer disparar os preços dos alimentos e da energia”, acrescentou para comentar o relatório que traça o estado da pressão humana no planeta.
Entretanto com a eleição do novo Mr. President dos states para breve, a ONU espera que o próximo Presidente dos Estados Unidos redireccione os investimentos em direcção às energias limpas, agricultura sustentável, redução da desflorestação e das emissões poluentes e uma aposta na construção de cidades e edifícios sustentáveis em termos ambientais.
Para ler mais aqui

Get Stupid

Uma das apoiantes de peso de Barack Obama

Friday, October 17, 2008

Wednesday, October 15, 2008

Manifestação dia 15 de Novembro

  • Poucas ou nenhumas vezes utilizei o meu blog para questões pessoais... Mas como há sempre excepções à regra, aqui fica a excepção, a propósito da Manifestação de Professores, em Lisboa, no próximo dia 15 de Novembro, às 14h00m. Pelo que já percebi, será algo em grande.
  • Retirado do blog do ramiro, copio um poema de Luís Costa:
  • Hino da Indignação
  • Professores de Portugal Gente nobre e dedicada Força fértil e vital
  • Desta Pátria sufocada Acorrei todos à praça Resgatar a EducaçãoPerdida na nevoaça Do Outono da Nação
  • Está na hora de lutar Com a nossa indignação Está na hora de bradar É preciso dizer NÃO
  • NÃO à condição servil NÃO à vã mediocridade NÃO à demissão de AbrilAos chacais da liberdade NÃO ao sonho amordaçado
  • NÃO ao silêncio da voz NÃO à perda do legado Da Escola de todos nós Está na hora de lutar
  • Com a nossa indignação Está na hora de bradar É preciso dizer NÃO

  • Eu vou!

Monday, October 13, 2008

Eu vi... um Louva-a-Deus

Coisa rara, vi há dias um Louva-a-Deus junto a uma parede perto de casa....

Saturday, October 04, 2008

Mais um dado a juntar a outros

Aerosteon riocoloradensis corresponde ao nome científico do mais recente dinossauro do Mesozóico cujas ossadas foram descobertas junto ao rio Colorado, em Mendoza na Argentina. Estes dinossauros eram bípedes e constituem uma linhagem que sobreviveu isoladamente na América do Sul.
Seria apenas mais uma descoberta sobre os "lagartos terríveis" se não fosse o facto desta espécie fornecer evidências directas sobre o mecanismo de respiração que deveriam ter e a semelhança com a respiração executada pelas aves.
Os fósseis destes dinossauros revelaram a existência de sacos aéreos dentro da sua cavidade corporal. Os seus ossos apresentam bolsas e uma textura de esponja que provam que eram invadidos pelos sacos, o que permitia que o ar percorresse o interior das estruturas ósseas como acontece nas aves, que têm os chamados ossos pneumáticos.
Os cientistas acreditam que estes dinossauros tinham um sistema respiratório parecido aos das aves, em que os sacos aéreos bombeavam o ar para os pulmões.
Segundo as datações levadas a cabo, o Aerosteon viveu durante o período Cretácico há 85 milhões de anos, 20 milhões de anos antes de os dinossauros desaparecerem.

Monday, September 29, 2008

"Milhães de Magalhões"

Onde está o Wally versão "Valter Lemos" e os portáteis Magalhães!

Telemóveis velhos que ganham vida

A actual produção de resíduos e o consumo de matérias-primas e de energia não são comportáveis com as capacidades do planeta para os regenerar, e este problema torna-se ainda mais insustentável à medida que novos países se juntam ao grupo dos industrializados e consumistas, como é o caso actual da China e da Índia. A solução para este problema passa por acções tão simples como reencher os seus tinteiros e toners vazios ou como enviar o seu telemóvel velho para países menos desenvolvidos, onde este será reutilizado. A AMI desenvolveu um projecto que serve de exemplo àquilo que pode ser feito.
O encaminhamento de 440 mil consumíveis informáticos e telemóveis para reutilização permitiu angariar 220 mil euros, mostrando assim que este problema pode ao mesmo tempo ser uma oportunidade. Estes fundos foram utilizados no financiamento das Equipas de Rua da AMI, que prestam apoio social e psicológico aos sem-abrigo com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida.

Monday, September 22, 2008

Dia Europeu sem carros

Enquanto que nos outros países a consciência ambiental é cada vez mais fundamental quando se pensa na qualidade de vida nas grandes cidades, em Portugal ainda é preciso publicidade na televisão, com macacos de nome Gervásio e tudo, para que as pessoas aprendam a separar o lixo. Há algum país mais onde isso aconteça? Alguém que me diga.

Friday, September 19, 2008

Cigarro Eléctrico

É mais uma das muitas chinesices inventadas pelos asiáticos e que pretende neste caso, substituir os cigarros. Estes cigarros electrónicos, que funcionam com pilhas, apresentam algumas vanatgens já que não deixam cinza, não produzem dióxido de carbono e não têm alcatrão. Apenas se mantém a presença da nicotina, em quantidades variáveis.
O custo ronda os 200 euros e pode ser comprado através da internet, via e-bay,por exemplo. a A OMS avisa contudo, que a inocuidade do cigarro electrónico não pode ser garantida, por se desconhecerem ainda estudos sobre a utilização destes substitutos. Também é errado os fumadores acreditarem que este produto pode ajudar a deixar de fumar.

Thursday, September 18, 2008