Saturday, October 04, 2008

Mais um dado a juntar a outros

Aerosteon riocoloradensis corresponde ao nome científico do mais recente dinossauro do Mesozóico cujas ossadas foram descobertas junto ao rio Colorado, em Mendoza na Argentina. Estes dinossauros eram bípedes e constituem uma linhagem que sobreviveu isoladamente na América do Sul.
Seria apenas mais uma descoberta sobre os "lagartos terríveis" se não fosse o facto desta espécie fornecer evidências directas sobre o mecanismo de respiração que deveriam ter e a semelhança com a respiração executada pelas aves.
Os fósseis destes dinossauros revelaram a existência de sacos aéreos dentro da sua cavidade corporal. Os seus ossos apresentam bolsas e uma textura de esponja que provam que eram invadidos pelos sacos, o que permitia que o ar percorresse o interior das estruturas ósseas como acontece nas aves, que têm os chamados ossos pneumáticos.
Os cientistas acreditam que estes dinossauros tinham um sistema respiratório parecido aos das aves, em que os sacos aéreos bombeavam o ar para os pulmões.
Segundo as datações levadas a cabo, o Aerosteon viveu durante o período Cretácico há 85 milhões de anos, 20 milhões de anos antes de os dinossauros desaparecerem.

No comments: