Monday, April 06, 2009

O Mundo é uma Aldeia - Sismo em L'Aquila (Centro de Itália)

Acordamos hoje com a triste notícia do sismo que ocorreu na zona de L'Aquila, cidade medieval situada no centro de Itália, a 100 km de Roma.
Os estragos materiais e as vidas humanas afectadas ainda estão por contabilizar, se tivermos em conta que alguns edifícios ficaram mais susceptíveis a novos tremores-de-terra (réplicas) cuja derrocada pode agravar o número de vítimas. Por outro lado, ainda não se sabe ao certo quantas pessoas morreram, pois os trabalhos de socorro ainda decorrem.
Mas o que me traz aqui é a mania bem portuguesinha de certos jornalistas cá da terra, quando sucede uma tragédia semelhante à de hoje. A abordagem da notícia vai sempre dar ao mesmo: "Entre as vítimas não se encontram portugueses". Este tipo de comentário que propósito tem? Retirar importância ao sucedido que não afectou nenhum português ou deixar-nos numa espécie de zona de conforto psicológico pois a tragédia ocorreu lá longe, e temos muita pena, mas não afectou o nosso pequeno quintalito? Sou só eu a achar que este tipo de abordagem revela algum provincianismo ou é impressão minha?

No comments: