Saturday, April 11, 2009

Energia Nuclear - de novo a discussão

Esta semana no Expresso publicam-se dois artigos sobre a questão da Energia Nuclear em Portugal.
O combate ao aquecimento global e a necesidade de mais fontes energéticas estão a favorecer o uso da energia nuclear na Europa.
E em Portugal, qual o futuro do nuclear?
Cliquem aqui (Opinião: contra e a favor do nuclear) e aqui (Eurocépticos cada vez mais pró) para seguirem para os dois links das notícias publicadas no Expresso.
À escala global, os combustíveis fósseis asseguram 2/3 da produção de electricidade. Na UE esta contribuição é de 55%, em Espanha 58% e em Portugal 64%. Note-se o peso importante do nuclear na UE (30%) e Espanha (20%). Em Portugal, no ano 2008 (hidrologicamente seco) e com referência ao consumo, as energias fósseis contribuíram com 54% (carvão 21%, gás natural 28%, petróleo 5%) e as renováveis com 28%, tendo os restantes 18% sido assegurados pela importação.
Os simpatizantes do nuclear defendem que os reactores nucleares são amigos do ambiente. Mas os Ambientalistas da Greenpeace refutam esta ideia. Dizem que "a quadruplicação da capacidade nuclear significaria uma redução de apenas 6% nas emissões" para a atmosfera de gases com efeito de estufa. "Muito pouco para um investimento de 7,5 biliões de euros", opina Aslihan Tumer, da Greenpeace.
Para os que são a favor mais três contra-argumentos:
1) onde se deve localizar a central nuclear, uma vez que os que são a favor concerteza não a querem próximo do seu quintal?
2)onde se colocam os resíduos gerados por esta fonte de energia, que são potencialmente nocivos durante milhares de anos, segundo estudos feitos pela GreenPeace?
3) consegue-se garantir que as radiações contidas nos reactores não escapam para o ambiente?

No comments: