Sunday, August 31, 2008

Diamantes Humanos

Tradicionalmente, quando alguém morre ou é enterrado ou cremado.
Mas eis que uma empresa suíça, Algordanza oferece uma nova e requintada alternativa aos parentes do morto: a transformação das cinzas do ente falecido... num diamante artificial.
Segundo o site da empresa, que utiliza para o efeito tecnologia russa, a companhia faz a remoção das cinzas do crematório para os seus laboratórios. Depois é feita uma análise da composição química das cinzas e o material é transformado em um ou mais diamantes de 0.25 até 1.0 quilates.
Segundo a empresa, um cadáver humano deixa uma média de 2,5 a 3 kg de cinzas depois da cremação. As cinzas são expostas a temperaturas próximas de 1.700°C e transformam-se em diamantes no prazo de quatro a seis semanas. Segundo os responsáveis, o resultado final tem uma cor que varia do azul escuro até ao branco. Os interessados em ter uma “lembrança” assim devem desembolsar entre 2.800 e 10.600 euros.
Todo o processo é documentado. As pedras preciosas, cortadas nos mais diversos formatos, são entregues por fim numa caixa de madeira especial, com certificado de garantia e autenticidade. E esta?

No comments: