Thursday, July 31, 2008

Pequim - A cidade proibida

A pouco mais de uma semana dos Jogos Olímpicos mais medidas de última hora são tomadas para reduzir a poluição que paira quase permanentemente sobre a cidade de Pequim, capital do país que acolhe a próxima edição do evento desportivo. Os organizadores estão empenhados em fornecere "ar puro" aos atletas e às suas comitivas.
No pacote de medidas temporárias para esconder e diminuir a poluição sempre presente na capital que não para de crescer um pouco mais todos os dias encontra-se a redução do tráfico automóvel (que tomou conta de Pequim a par da intensa circulação de bicicletas) e o fecho temporário das fabricas poluentes da cidade.
Os organizadores estão empenhados em aproveitar os Jogos Olímpicos para projectar uma nova imagem da china moderna. Mas entretanto, as contradições continuam a ser muitas:os jornalistas terão restrições na consulta da internet - muitos sites de cadeias noticiosas encontram-se permanentemente bloqueados à população chinesa. A pobreza é demasiada numa população que muitas vezes não ganha para o arroz e para os vegetais. Quanto aos direitos humanos e à questão do Tibete...

No comments: