O facto de ter lido uma notícia acerca da empresa japonesa Honda estar a preparar a comercialização de veículos movidos a hidrogénio e electricidade, lançando apenas vapor de água para a atmosfera faz-me fazer a seguinte reflexão sobre os contras da utilização deste tipo de combustível:
- É necessário um volume muito maior para armazenamento de combusível nos carros relativamente aos depósitos que são utilizados presentemente para o gasóleo ou gasolina;
- O fabrico deste tipo de combustível necessita de novas linhas de montagem que as empresas não têm, permitindo a construção de pouco veículos de cada vez;
- O hidrogénio é obtido pela transformação de combustíveis fósseis e não pela electrólise da água - processo pouco rentável;
- O hidrogénio é muito reactivo, podendo levar a explosões - caso dos space shuttle;
- Falta de incentivos à investigação científica.
Pela razões apontadas ainda é cedo para que os veículos movidos com células de hidrogénio, mesmo utlizadas em alternância com um dispositivo eléctrico - como é o caso do Prius da Toyota, ainda não são opções reais que possam ser generalizadas a todos os utilizadores.
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