Wednesday, August 22, 2007
11ª Hora
Tuesday, August 21, 2007
Milho Transgénico
A destruição de uma pequena parte de uma plantação de milho no Algarve veio colocar o assunto do milho transgénico na ordem do dia.
Aqui fica um documentário sobre o assunto feito nos EUA, onde se trata o tema da "poluição transgénica". A questão que se coloca neste tipo de plantação é que o pólen pode atingir novas plantações e através do vento pela polinização cruzada, contaminar outras plantações, como as provenientes da agricultura biológica.
Que tipo de genes foram introduzidos concretamente na plantação de milho algarvia? Não é do conhecimento publico!
Podem ser genes que conferem resistência a determinadas pragas ou genes provenientes de outras plantas (cactos por exemplo) que permitem a sobrevivência da planta com menor quantidade de água disponível no meio ou outro tipo de genes que conferem outras características.
Quais os efeitos para a saúde destes alimentos? Não se sabe. (ninguém poderá dizer no entanto, que são100% seguros). Em animais conhecem-se efeitos ao nível do fígado e não só resultantes de estudos efectuados.
Para terminar este alinhavo de ideias: abaixo qualquer forma de violência mesmo na defesa de ideais ou pseudo-ideais.
Monday, August 20, 2007
Alerta de Tsunamis
Se estiver numa praia do Allgarve (utilizando a nova nomenclatura comercial e turística da região) e de repente estiver eminente um Tsunami (sismo ocorrido no mar) com provável formação de ondas gigantes a ameaçar toda a zona da costa, o que é que faz?
Tenta fugir para um local mais afastado possível, juntamente com os restantes membros da família, utilizando as pernas como o melhor meio para se pôr num sítio seguro (os locais mais altos serão mais seguros).
O programa NEAREST promete dar uma ajuda valente na detecção de tsunamis e consequente prevenção humana. Sunday, August 19, 2007
Mundo alternativo
Consumo de Alcool no Mundo - 2001
Prevalência HIV - 2003, entre os 15 aos 49 anos
Guerra e Morte - 2002. Cerca de 172,000 morreram nos confrontos ocorridos no mundo.
Sigam o seguinte link para outros mapas. Já agora um exercício bastante interessante: comparar a nível mundial as regiões produtoras de brinquedos com as zonas do mundo consumidoras desses brinquedos.
Crianças que trabalham para outras se divertirem.
Outras abordagens: Zero de Conduta
Friday, August 17, 2007
Radiação Agonizante?!
A Assobiadela do Verão...
Descobri a banda sensação do Verão: Peter, Bjorn & John - Young Folks.
Como ouvi dizer por aí "whistling is so cool! I'm going to take lessons!"
Thursday, August 16, 2007
Battle at Kruger - Uma batalha na savana africana
Wednesday, August 15, 2007
O regresso da Cabra Selvagem
A notícia da temporada em termos ecológicos corresponde ao regresso da cabra selvagem ao Parque Nacional de Peneda Gerês. Este regresso deve-se à sua reintrodução do lado espanhol mas com o tempo e fruto das condições ambientais favoráveis, a espécie está lentamente a instalar-se do lado português.
Wednesday, August 08, 2007
Live long enough...to protect yourself
Mais uma campanha daquelas... de prevenção. A história de uma jovem e dos seus desgostos de amor até encontrar a pessoa certa. A mensagem: aproveitar o melhor da vida mas sempre com as devidas precauções; viver o suficiente para encontrar a felicidade.
(Esta pérola foi encontrada por mero acaso. Apesar da DB ser um pouco "gráfica" é absolutamente genial. A banda sonora também é excelente. Alguém sabe quem são ou o nome da música?)
Saturday, August 04, 2007
Sabor de Inverno?
Wednesday, August 01, 2007
Slow Food
Tipicamente a denominada fast food alimenta milhões de pessoas em todo o mundo. Este tipo de alimentação é alvo de críticas cada vez mais generalizadas a que ninguém pode virar costas encontrando-se reconhecidamente associada a um estilo de vida agitado, rápido e stressante (ainda não entendi como se escreve esta última palavra mas para o caso não importa).
Em altura de férias em que a grande maioria do país vai a banhos e a vergonha de não exibir o corpo ideal se apodera do pessoal, nada melhor do que repensar o estilo de vida e o tipo de alimentação que se pratica no dia-a-dia e no Verão em particular.
O calor convida a refeições mais leves. O próprio conceito de férias não rima com vontade de passar demasiado tempo frente ao fogão com tachos e panelas para trás e para a frente. Existe sempre a alternativa ou a opção de um belo churrasco para um final de tarde bem passado representando um pretexto bastante interessante para conviver com os amigos e/ou família. Surgiu em Itália, no final dos anos 80, um movimento (representado por um caracol) denominado slow food que se pretende opôr ao globalizado conceito fast food. A ideia não está apenas relacionada com a vontade de demonstrar os defeitos desse tipo de alimentação rápida que padroniza gostos por todo o globo; pretende muito mais do que isso: defende a diversidade alimentar, a cultura local e os produtos regionais, defende espécies animais e vegetais, a informação ao consumidor. Estas ideias defendidas por este movimento representam uma idealização provavelmente utópica de como deveria ser uma parte do mundo. O ataque a este movimento defende que tem que existir na sociedade uma forma barata e rápida de alimentar as pessoas com muita pressa e pouco dinheiro. Diz-se ainda que esta ideia de slow food é elitista.
Praticar uma agricultura e consumo locais como tentam defender os slow fooders poderia tornar os produtos mais baratos. Por outro lado numa sociedade cada vez mais apressada e sem tempo as ideias deste movimento, embora algo românticas, agradam-me.

