Não sendo um especialista em moda nem querendo sê-lo, não posso deixar de escrever alguns comentários e alguns conselhos, a respeito das tendências de moda, em milhares e milhares de adolescentes e jovens por esse país fora, que têm sido seguidas com tal fervor que parecem autênticas cópias uns dos outros. Começando pela descrição deles e seguindo a vestimenta de baixo para cima temos as sapatilhas, que têm que ser tipo vans (que de sapatilhas só têm mesmo o nome) ou então uns chinelos flip flop, daqueles em que tem que treinar com uma rolha por entre os dedos durante dias; calças de ganga, rotas (quanto mais melhor) e com aspecto de quem andou dias e dias a rolar no caixote do lixo e, muito importante, com a cintura nas pernas, o que equivale a dizer com as truxes (como diz a avozinha) por fora das calças e à mostra;
t-shirt, (uma qualquer desde que seja cool, com uns estampados ou outros motivos daquelas baratas que se compram em lojas suecas ou espanholas, modernas mas com fraça qualidade e a baixo preço); e por fim atitude, mostrando cara de zangado ou então de quem está na maior consoante o humor do momento, de preferência gesticulando com os braços de forma a que pareçam gelatina e usando muitas vezes a mais moderna muleta linguística do momento: tipo. "Tipo, tás a ver, né?".
Para as jovens meninas a situação é mais paradigmática, no que diz respeito às que não podendo vestir, vestem na mesma. É o caso da moda da cintura descaída, que em meninas de corpos esbeltos e cinturinha de vespa ficam a matar, mas nas mais roliças não, devendo ser algo a evitar, para não ferir sentimentos de ninguém, incluindo elas próprias.
Apesar de saberem de antemão que não é recomendável o uso da cintura baixa, estas donzelas mais encorpadas também querem andar na moda, acabando por não escapar aos olhares mais atentos e de desdém. Uma delas levou, com uma boca do tipo: "passa o cartão de crédito"...como ouvi recentemente, numa cerimónia em que participei, quando uma dessas meninas, ao se levantar do banco, revelou todos os seus dotes...a transbordarem das calças para fora, se é que me entendem.
Nunca ninguém lhes disse que calças de cintura baixa só ficam bem às magras?
Outro conselho que deixo para o verão 2007: as unhas dos pés, cortem-nas, se tiverem que andar de chinelos na rua.
E, já agora, para os rapazolas, se quiserem mostrar os boxers ou truxes, ao menos vistam roupa lavada e mudem-na todos os dias.
Depois disto, como dizia o outro, bom soleil.