Sunday, February 15, 2009

Pérolas

Aloha!
Quem pode pode e quem não pode fica em terra. Para um norte -americano ou canadiano é mais facil chegar às ilhas do Hawai, do que para alguém que viva para os lados da Europa. Isto deve-se à maior proximidade geográfica mas também à quantidade de rotas aéreas que existem entre estes locais.
Para os lados da cidade e praias de Waikiki estão alguns familiares de férias que me enviaram o testemunho de um dos locais onde a euforia com a vitória de Obama ainda não esmorceu como se conclui pelas muitas t-shirts com o rosto do presidente negro que continuam a ser vendidas um pouco por todas as ilhas havaianas. Afinal o Hawai é a terra de Obama.
A outra foto corresponde à venda de ostras, uma das quais tinha no seu interior uma pérola de cor negra. O processo de construção das pérolas é bastante curioso.
Tudo começa com um pequeno grão de areia que entra para dentro da concha deste molusco quando abrem. Isto desencadeia a precipitação de aragonite (Carbonato de Cálcio) para isolar o grão de areia e assim evitar irritações no corpo da ostra. Só as pérolas de cores fantásticas e formas perfeitas é que são utilizadas para a indústria da bijuteria de topo...
Mahalo (obrigada).

No comments: