Tuesday, May 06, 2008

Miscelânea I

No Chile a erupção do vulcão Chaitén registada nos últimos dias deixou o sul do país no caos total com o aeroporto de Puerto Montt a 200 km do vulcão a ser fortemente afectado, devido à espessa coluna de fumo. O vulcão que se localiza a cerca de 1300 km de Santiago do Chile obrigou à evacuação da população para locais mais seguros. O gigante com mais de 3200 metros encontrava-se "adormecido" há 2000 anos.

Entretanto num momento em que se avizinha uma pretensa crise à volta de um bem essencial à vida como é o caso dos cereais, cientistas chineses isolaram um gene que pode aumentar a produtividade do arroz. Para Lula da Silva, a crise dos cereais deve- se ao facto dos chineses e indianos pertencentes à recém formada classe média, terem começado a comer.

Por estes dias comemora-se o Maio de 68, data que ficou para a História quando os estudantes das universidades e das escolas secundárias, em Franca mas também noutros paises como em Portugal se uniram em protesto por uma nova sociedade mais inclusiva. No total foram cerca de 10 milhões os manifestantes e trabalhadores que se juntaram aos protestos. Os jovens actuais caídos num aparente marasmo intensificado pelos hábitos sedentários estupidificantes não deveriam levar umas injecções de adrenalina ou mesmo de vitamina B12? Ao pé de outros jovens que se empenhavam em causas através de lutas por ideais nobres, os jovens actuais parecem perseguir unicamente interesses materiais e nada mais, reflexo da actual sociedade com a sua aparente fartura, facilitismo e relativismo.

Uma sociedade de paradoxos é o que é... à medida que aumenta o número de famílias auxiliadas pelo Banco Alimentar contra a fome, os donativos dos portugueses demonstraram a generosidade do povo em tempos de crise. A campanha de recolha que decorreu este fim de semana conseguiu angariar mais bens alimentares que a do ano passado, pelo menos no Banco da Cova da Beira. A recolha estende-se até ao próximo domingo através de vales existentes nos supermercados.

No país que quando alguém espirra todos os outros habitantes do planeta se constipam continua o confronto entre Barack Obama e Hillary Clinton que jogam os últimos cartuchos na nomeação pelo partido democrata para a corrida à Casa Branca. Será uma mulher ou um negro a disputar as eleições pelo lado democrata? Enquanto a dúvida não se esclarece aqui fica uma frase de Miguel Torga que me veio parar acidentalmente às maõs...

Estou sempre pela primeira vez em todos os lugares.”

Miguel Torga

2 comments:

Anonymous said...

isso é enfiar à catadupa, podias ter feito 4 bons posts, sem texto tão longo como este. mesmo assim, útil. e outra informação, o banco teve esse imapcto em todo o país.

smbc said...

Olá...pois podia caro anónimo... Mas este post (ou esta reflexão ligeira) foi intencionalmente pensada para sair assim. Obrigado pela sugestão na mesma. Boas leituras.