Wednesday, December 27, 2006
PARQUE BOTÂNICO DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE CASTELO BRANCO AMEAÇADO
ATENÇÃO:
Segundo o projecto Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal,
Museu Nacional de História Natural – Museu Bocage, o Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco,encontra-se ameaçado pelo traçado de uma nova variante a passar no local.
Pretende-se tentar salvar este espaço, da passagem de uma nova variante pelo meio do parque e sua consequente destruição.
Vale a pena seguir o link (a partir do título) ou ir a
http://docentes.esa.ipcb.pt/parquebotanico/index.html
VULCÃO TUNGURAHUA - PARTE II - "VULCÃO QUE CANTA...ERUPÇÃO QUE SE PREVÊ"
Em Agosto último, o vulcão Tungurahua nos Andes equatorianos, apresentou nova manifestação da sua actividade geológica. Desde 1999, depois de um período mais ou menos longo de calma, o Tungurahua iniciou um processo eruptivo que continua até ao presente.
A altura deste vulcão ultrapassa os 5 mil metros e o cume, que estava coberto de gelos apresenta-se neste momento bastante quentinho.
Este estratovulcão serviu agora, de objecto de estudo,segundo a super interessante do Janeiro, numa das áreas da Geologia que mais interesse tem despertado: a da previsão vulcânica, uma vez que permite, se se conseguir o feito,tentar adivinhar quando ocorre uma erupção para tentar salvar vidas e bens. Assim, uma equipa de investigadores da Universidade da Catânia, em Itália, criou um programa informático que transforma em notas musicais as ressonâncias de frequência baixa que são emitidas antes de uma eventual erupção vulcância.
O programa foi criado no Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear, e como é fácil de constatar, requer medições bastante complexas, para coverter os sons em música. Consegue-se uma melodia que depois de comparada com registos de outros vulcões pode dar a ideia do momento da erupção vulcânica, pois, existe um padrão no tipo de sons/ruídos emitidos por vulcões que estão prestes a mostrar a sua fúria.
Wednesday, December 20, 2006
Feliz Natal,Feliz Navidad,Merry Christmas, Joyeux Noel
Este é o primeiro Natal do Minerais e Pedras Preciosas. Natal, cada vez mais associado à voracidade desenfreada do consumo... consumo que gera desperdícios.
O BA - Banco alimentar contra a fome luta contra o desperdício de produtos alimentares, através das Instituições Particulares de Solidariedade Social que o integram.
A ideia original surgiu nos EUA, em 1966, no Arizona. Em Portugal existem neste momento, 10 bancos regionais, que apoiam ao longo de todo o ano, as instituições a eles associados. Mais Bancos Alimentares deverão entretanto surgir nos próximos tempos em Portugal.
Numa época do ano em que os níveis de consumo aumentam exponencialmente, nas sociedades desenvolvidas, a quantidade de desperdícios que se gera é enorme. A formação destes desperdícios pode ser evitada, ou pelo menos atenuada, se todos nós adoptarmos medidas simples no dia-a-dia: reduzir o consumo evitando tudo o que seja supérfulo;consumir produtos com menor volume de embalagem possível(as novas garrafas de plástico da água Luso são um bom exemplo da redução da quantidade de plástico constituinte de cada garrafa. Parece pouco, mas em muitas garrafas a quantidade de matéria prima poupada é enorme e o ambiente agradeçe!!!); reduzir a quatidade de papel,laços e laçarotes que se usam para os presentes; não adquirir aquelas chinesisses sem utilidade, muito provavelmente feitas por criancinhas sem direitos apenas com deveres, ou por mulheres sobrexploradas. Estas peças sem valor,são construídas com materiais que podem ser aproveitados para outros fins, que não seja a depleção e esgotamento mais rápido dos Recursos Naturais que a Terra dispõe;e ainda outras medidas que a imaginação e a vontade da cada um permitirem.
Porque não um presente personalizado feito por nós próprios? Mãos à obra. Bom Natal a todos!!!
Wednesday, December 13, 2006
BIG BROTHER ESPACIAL
Muita gente curiosa com questões de astronomia e outros mais académicos sabem, que o telescópio Hubble(nome dado em homenagem ao astrónomo norte-americano Edwin Powell Hubble, que viveu entre 1889 e 1953) andava meio zarolho.
O problema foi detectado após a entrada em funcionamento do aparelho e corrigido à conta de um sistema óptico de correcção (à semelhança dos óculos nas pessoas)em Dezembro de 1993.
Assim, este potente instrumento de observação do espaço, que orbita próximo da Terra (está a apenas 600 km da superfície terrestre) tem permitido captar imagens fantásticas e medir distâncias entre corpos celestes.
Em cada 97 minutos aproximadamente, o telescópio efectua uma volta à Terra.
Num desses movimentos,o telescópio captou imagens daquela que era considerada a maior estrela gigante da nossa galáxia, a estrela Pismis 24-1.Esta revelou ser, afinal, um sistema formado por três estrelas. Esta descoberta, coordenada por uma equipa espanhola do Instituto de Astrofísica de Andalucía (CSIC),com sede em Granada, tinha como objectivo encontrar a estrela com maior massa da Via Láctea.
Os investigadores em causa, estimam que cada uma dessas estrelas tenha uma massa de 70 sóis, o que as inclui na lista das 25 maiores da Via Láctea.
Mais informações sobre imagens captadas pelos "nosso olho" no espaço, construir um Hubble à escala,e outras informações preciosas no site oficial do telescópio Hubble:
hubblesite.org
Monday, December 04, 2006
Gran Canyon
Subscribe to:
Posts (Atom)