Saturday, April 25, 2009

Mais uma potencial ameaça biológica

O que é esta nova estirpe do vírus da gripe suína? Algumas questões sobre o surto da gripe suína que se estima que tenha vitimado mais de 60 pessoas no México e infectado oito nos Estados Unidos, deixando a Organização Mundial de Saúde a falar de um "potencial de pandemia".
O que é a gripe suína?
Frequente e poucas vezes fatal, embora com altos níveis de transmissão, a gripe suína é uma doença respiratória dos porcos. Normalmente, não é contagiosa para humanos, embora em casos de pessoas com contacto muito próximo com porcos seja possível a transmissão dos vírus da gripe suína (que, tal como outros vírus gripais, está em constante mutação). Mais rara ainda é a transmissão entre humanos.
Este surto deve-se a um novo tipo de gripe suína?
Sim. Trata-se de uma nova estirpe, nunca vista anteriormente, do vírus da gripe H1N1. Tem ADN de aves, suínos e humanos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana normal: dores musculares, febre, tosse, cansaço, embora esta estirpe provoque mais frequentemente náuseas, vómitos e diarreia.
Porque é preocupante?
A gripe suína, mesmo nos casos raros em que é transmitida a humanos, raramente consegue passar de um humano para outro. Mas esta nova estirpe parece ser facilmente transmitida entre humanos, aparentemente do mesmo modo que a gripe: por partículas da saliva de uma pessoa infectada, sobretudo através da respiração e da fala (daí a recomendação de usar máscaras).
Quantas pessoas foram afectadas?
Para já, há 16 mortes confirmadas no México e outras 50 que se pensa terem tido como causa a infecção por este vírus. Nos Estados Unidos há sete descrições de infecção.A OMS avisou para uma potencial pandemia. Porquê?Porque é um vírus que está a afectar pessoas jovens e de boa saúde (normalmente a gripe atinge mais crianças e idosos ou pessoas fragilizadas) e ainda por causa da sua distribuição geográfica – casos em várias províncias mexicanas e na Califórnia e no Texas –, o que mostra que não está num lugar restrito.
Há alguma vacina?
Não há ainda uma vacina. Como são produzidas em ovos, as vacinas demoram sempre algumas semanas até chegarem ao público. E tratamento?Este vírus é sensível a dois medicamentos antivirais, o Tamiflu e o Relenza, que devem ser, no entanto, tomados nos primeiros dias de sintomas para serem mais eficazes.
E o que estão a fazer os países afectados?
As autoridades dos locais afectados estão a lançar avisos para que as pessoas evitem grandes multidões, e no México foram encerrados museus, bibliotecas. Até os jogos de futebol do fim-de-semana se vão realizar com os estádios vazios. Claro que, como dizia, citado pelo "Times" on-line o perito em saúde pública Michael Osterholm, da Universidade do Minnesota, “milhões de pessoas entram e saem todos os dias da Cidade do México [onde vivem 20 milhões de pessoas]. Tem de se pensar que há mais transmissões não reconhecidas por aí”. A OMS já pediu aos países que tomassem atenção a casos com sintomas semelhantes.
Fonte: Público

Wednesday, April 22, 2009

Acção Inspiradora

No Dia da Terra a Greenpeace lança o vídeo “Inspirar para Agir” para mobilizar 3 milhões de activistas em todo o mundo a entrar em acção pelo ambiente. O Planeta Terra está em crise e é urgente tomar medidas que protejam os nossos recursos e garantam o futuro do mundo em que vivemos.

Monday, April 13, 2009

O Mundo ficou meio estupefacto por Madame Obama ter plantado uma pequena horta nos jardins da Casa Branca. Mas esta prática não é nova nas instalações presidenciais e revela preocupação pelo ambiente e pela sustentabilidade.
Por cá e no tempo de Oliveira Salazar, diz-se que este possuia também, uma pequena horta e umas galinhas "de criação" nos jardins de São Bento.

Saturday, April 11, 2009

Energia Nuclear - de novo a discussão

Esta semana no Expresso publicam-se dois artigos sobre a questão da Energia Nuclear em Portugal.
O combate ao aquecimento global e a necesidade de mais fontes energéticas estão a favorecer o uso da energia nuclear na Europa.
E em Portugal, qual o futuro do nuclear?
Cliquem aqui (Opinião: contra e a favor do nuclear) e aqui (Eurocépticos cada vez mais pró) para seguirem para os dois links das notícias publicadas no Expresso.
À escala global, os combustíveis fósseis asseguram 2/3 da produção de electricidade. Na UE esta contribuição é de 55%, em Espanha 58% e em Portugal 64%. Note-se o peso importante do nuclear na UE (30%) e Espanha (20%). Em Portugal, no ano 2008 (hidrologicamente seco) e com referência ao consumo, as energias fósseis contribuíram com 54% (carvão 21%, gás natural 28%, petróleo 5%) e as renováveis com 28%, tendo os restantes 18% sido assegurados pela importação.
Os simpatizantes do nuclear defendem que os reactores nucleares são amigos do ambiente. Mas os Ambientalistas da Greenpeace refutam esta ideia. Dizem que "a quadruplicação da capacidade nuclear significaria uma redução de apenas 6% nas emissões" para a atmosfera de gases com efeito de estufa. "Muito pouco para um investimento de 7,5 biliões de euros", opina Aslihan Tumer, da Greenpeace.
Para os que são a favor mais três contra-argumentos:
1) onde se deve localizar a central nuclear, uma vez que os que são a favor concerteza não a querem próximo do seu quintal?
2)onde se colocam os resíduos gerados por esta fonte de energia, que são potencialmente nocivos durante milhares de anos, segundo estudos feitos pela GreenPeace?
3) consegue-se garantir que as radiações contidas nos reactores não escapam para o ambiente?

Thursday, April 09, 2009

O Problema do Arroz

Da GreenPeace chega -nos a seguinte notícia sobre uma nova variedade de arroz transgénico que a Bayer pretende colocar no mercado dentro em breve. Pessoalmente tenho muitas dúvidas acerca do efeito dos OGM na saúde, na agricultura e no ambiente.
"Rice is daily food for half of the global population. It has been grown around the world for over 10,000 years and is cultivated in 113 countries. For millions of people rice is not just a food - it's a way of life. Bayer, the German chemical giant, has created a genetically engineered (GE) variety of rice that will put our health, our agriculture and our biodiversity at risk. The European Union (EU) will soon decide whether or not Bayer's GE rice can end up on European dinner plates. But this will not only affect Europeans. If the EU approves the import of Bayer's GE rice, farmers in the US and elsewhere may soon start planting the manipulated crop. Stopping GE rice is not just about consumer choice or the environment - it's a lot bigger than that. It's a matter of global food security, human rights and survival."
You can tell the EU to keep Bayer's hands off your rice - Assinar a Petição

Monday, April 06, 2009

O Mundo é uma Aldeia - Sismo em L'Aquila (Centro de Itália)

Acordamos hoje com a triste notícia do sismo que ocorreu na zona de L'Aquila, cidade medieval situada no centro de Itália, a 100 km de Roma.
Os estragos materiais e as vidas humanas afectadas ainda estão por contabilizar, se tivermos em conta que alguns edifícios ficaram mais susceptíveis a novos tremores-de-terra (réplicas) cuja derrocada pode agravar o número de vítimas. Por outro lado, ainda não se sabe ao certo quantas pessoas morreram, pois os trabalhos de socorro ainda decorrem.
Mas o que me traz aqui é a mania bem portuguesinha de certos jornalistas cá da terra, quando sucede uma tragédia semelhante à de hoje. A abordagem da notícia vai sempre dar ao mesmo: "Entre as vítimas não se encontram portugueses". Este tipo de comentário que propósito tem? Retirar importância ao sucedido que não afectou nenhum português ou deixar-nos numa espécie de zona de conforto psicológico pois a tragédia ocorreu lá longe, e temos muita pena, mas não afectou o nosso pequeno quintalito? Sou só eu a achar que este tipo de abordagem revela algum provincianismo ou é impressão minha?

Thursday, April 02, 2009

Uma espécie de dia D

Hoje, os vinte mais ricos do mundo discutem os destinos de 2/3 da população que representam (e que se encontram mergulhados em plena crise) mas também do terço restante, que constitui o elo mais fraco, os que nunca saíram da crise, os que não conhecem outra realidade que não a crise, a fome, a guerra e a miséria.
Uma economia sustentável para todos é o que se deseja da cimeira. Mas será possível? O que pode sair da cimeira do G 20?
Na imagem- a azul escuro os países do G 20 e a azul claro, os países da UE não representados individualmente.