Monday, June 16, 2008

Veículos a Hidrogénio

O facto de ter lido uma notícia acerca da empresa japonesa Honda estar a preparar a comercialização de veículos movidos a hidrogénio e electricidade, lançando apenas vapor de água para a atmosfera faz-me fazer a seguinte reflexão sobre os contras da utilização deste tipo de combustível:
  • É necessário um volume muito maior para armazenamento de combusível nos carros relativamente aos depósitos que são utilizados presentemente para o gasóleo ou gasolina;
  • O fabrico deste tipo de combustível necessita de novas linhas de montagem que as empresas não têm, permitindo a construção de pouco veículos de cada vez;
  • O hidrogénio é obtido pela transformação de combustíveis fósseis e não pela electrólise da água - processo pouco rentável;
  • O hidrogénio é muito reactivo, podendo levar a explosões - caso dos space shuttle;
  • Falta de incentivos à investigação científica.

Pela razões apontadas ainda é cedo para que os veículos movidos com células de hidrogénio, mesmo utlizadas em alternância com um dispositivo eléctrico - como é o caso do Prius da Toyota, ainda não são opções reais que possam ser generalizadas a todos os utilizadores.

Saturday, June 14, 2008

Expo 2008 - Zaragoza

Hoje à meia noite teve início a Exposição Mundial de Saragoça em Espanha, que irá decorrer durante os próximos 93 dias.
À semelhança da expo 98 que decorreu há dez anos em Lisboa com o lema - Oceanos, um Património para o Futuro esta exposição mundial é também dedicada à problemática da água.
A Água e o Desenvolvimento Sustentável constitui o tema da exposição, cujo recinto foi construído na margem esquerda do Rio Ebro e que segundo as notícias divulgadas entretanto promete surpreender pelas novidades quer na concepção do espaço, quer pela constituição da Carta de Saragoça que deverá ser formalizada no final da exposição.
Cada dia será dedicado a um país. O dia de Portugal é dia 11 de Julho.
Site oficial Expo Zaragoza 2008

Wednesday, June 11, 2008

Amy: a Bêbada


Amy
Colocado por e5uf2
Há dias que queria fazer um post sobre esta piquena. O Rock in Rio já foi e agora é altura de balanço. Alguns concertos ficam para a posteridade outros nem por isso. Anda por aí muita gente indignada com o concerto desta fulana. Eu teria sido um daqueles que teria estado a assitir ao espectáculo da cantora na primeira fila. Amy, dona de uma voz poderosa e com uma carreira potencial, por falta de juízo naquela tola, corre o risco de dar cabo da vida. Eu teria estado na fila da frente... mas à espera de ver quando é que a infeliz se estatelaria em cheio no palco. Apenas porque sim.... e porque seria divertido. E ainda pela falta de respeito para com o público em se apresentar naquele estado.

Escassez de tudo

De volta às lides bloguistas depois do desespero dos últimos dias, para cumprir metas e prazos... e o que é que encontramos?
Um país esfrangalhado ou melhor uma península à beira do caos;
O protesto dos camionistas motivado pelo aumento do preço dos combustíveis conduziu a um estado de calamidade eminente vivido um pouco por todo o país.
Os últimos dias têm sido semelhantes a um cenário de guerra, num país à beira da ruptura onde bens essenciais escasseiam nas prateleiras dos supermercados, ao mesmo tempo que se torna impossível o abastecimento de combustível nos postos de gasolina.
Por enquanto as gotas do precioso combustível não existem por impossibilidade de reabastecimento, mas daqui por pouco tempo o cenário poderá ser igual ou ainda pior quando deixar de existir petróleo.
Que os tempos presentes sirvam para perpectivar cenários futuros, se entretanto os hábitos de vida da sociedade moderna assentes no consumo desenfreado e nos derivados do petróleo se mantiverem.
E poupem! Poupem muito. Mesmo que para isso não participem nas caravanas de apoio à selecção nacional.
Vejam a rtp 1 que já não tem o intragável Jorge Gabriel com cara de sonso, a vender perguntas com respostas que nem ele sabe para 25 euros.