Friday, February 29, 2008

Despromoveu-se um e aparece outro?

Foi ontem divulgado em Kobe, no Japão a provável existência de um novo planeta que deverá constituir o nono do sistema solar. Este facto a ser verdade, baseia-se em simulações informáticas e por isso está a ser encarado com alguma cautela pela comunidade científica internacional pois os dados não são totalmente esclarecedores. Não se pode simplesmente apontar o telescópio para um local do espaço e constatar se está lá algum corpo celeste ou não, como terá acontecido com a descoberta de Neptuno, em 1846.
O corpo tem entre 30% a 70% da massa terrestre e se existir de facto poderá ganhar o lugar perdido por Plutão no Sistema Solar, se preencher os requisitos necessários (UAI): terá que ser suficientemente maciço para se manter esférico devido à sua própria gravidade e deverá manter a sua órbita limpa de outros pequenos objectos.

Tuesday, February 19, 2008

Eclipse total da Lua

Na próxima quarta para quinta-feira à noite ocorre um eclipse total da lua, a partir das 00h35 minutos (hora de Lisboa). Este fenómeno astronómico resulta da passagem da Terra por entre o sol e a lua e é o primeiro eclipse desde o ocorrido no ano passado a 27 de Março. A Lua irá adquirir um tom avermelhado por mergulhar na zona de sombra da Terra. Um fenómeno a não perder para os amantes deste tipo de acontecimento celeste. Para mais informações consultar o OAL aqui

Tuesday, February 12, 2008

S. Valentim ECOlógico

Postais de S. Valentim Greenpeace aqui

Wednesday, February 06, 2008

Sopa de Plástico

A maior lixeira do mundo tem duas vezes o tamanho dos Estados Unidos e localiza-se em pleno Oceano Pacífico!
Desde o japão até ao Havai é possível encontrar resíduos não biodegradáveis provenientes de descargas de navios e de plataformas petrolíferas e ainda do continente, principalmente resíduos plásticos. Todo este conjunto de 100 milhões de toneladas comporta-se como um gigantesco ser vivo e quando chega à terra, nas praias do havai inunda-as de lixo.Esta situação, aconpanhada desde 1997 por oceanógrafos americanos, está cada vez mais a agravar-se.
Fonte: Publico - Ecosfera

Tuesday, February 05, 2008

À procura de barcos Japoneses...

A organização Greenpeace efectou em Janeiro em pleno mar alto, uma perseguição a um navio Japonês, que se dedica à caça ilegal da baleia. O navio japonês tem de lado uma letras onde se lê: research... uma forma de enganar quem se aproximar. Um vídeo impressionante.

Ponto Crítico do Planeta

Os cientistas norte-americanos publicaram na pretigiada revista Proceedings of the National Academy of Science (PNAS) uma lista das nove regiões do planeta Terra mais sensíveis às consequências da intervenção humana. Alguns dos componentes mais importantes do sistema climático do planeta podem ser alterados pela acção do homem. Esses componentes são chamados de "tipping elements", elementos em risco de ultrapassar a fronteira crítica. Os nove elementos da lista elaborada são os seguintes (entre parentesis está o tempo em que esses processos estarão concluídos):
  • o degelo do Ártico (processo que se estima estar concluído dentro de dez anos)
  • recuo da camada de gelo na Gronelândia (em 300 anos)
  • o colapso da plataforma gelada do Oeste da Antárctida (300 anos)
  • colapso da corrente oceânica global conhecida como termoalina (100 anos)
  • aumento da oscilação do fenómeno El Niño no Pacífico (100 anos)
  • colapso das monções na Índia (um ano)
  • interrupção das monções na região ocidental de África (dez anos)
  • desaparecimento da floresta da Amazónia (50 anos)
  • o desaparecimento da floresta boreal (50 anos)

Para ler mais no Público aqui