Monday, January 28, 2008

asteróide 2007 TU24

É mais um corpo celeste a aproximar-se da Terra, mas este parece que não irá colidir com o nosso planeta. É o asteróide 2007 TU24, pequeno corpo descoberto no ano passado. Parece que se irá aproximar o equivalente a uma vez e meia a distância entre a Terra e a Lua...muito próximo portanto, em termos astronómicos.
O fenómeno será visível a partir das às 22h30 minutos, mas a lua, em quarto crescente, pode dificultar a observação que deve ser feita com um telescópio. Para saber mais aqui Nunca ouviu falar do corpo celeste em causa? Não faz mal...os cientistas conhecem-no há muito pouco.

Saturday, January 26, 2008

Onde é que vai cair?

Pois pois... A agência de segurança dos Estados Unidos tornou público que um grande satélite, que deveria estar a orbitar bem por cima das nossas cabeças, perdeu energia e poder de propulsão e devido à avaria sofrida, irá cair na Terra, no mês de Fevereiro ou Março. A sua utilização era para espionagem ou fins militares.
São varios os satélites e restos de aparelhos de detecção enviados para o espaço que cairam já na superfície terrestre... Contam-se estórias de pessoas que encontraram mesmo crateras resultantes do impacto desses monstros espaciais nos quintais das suas casas..mas pergunto eu:com toda a tecnologia dos EUA não haverá forma de saber o local onde será a queda, ou deveremos andar todos com medo de levar com um satélite avariado na cabeça? E um anti-missil para neutralizar o seu trajecto?
Aguardam-se as cenas dos próximos episódios.

Tuesday, January 22, 2008

Grelhados...

Daqui a pouco todos iremos sentir os "grelhados"... Via Humor Anterozóide

Friday, January 18, 2008

Loucura - III

E o pai que se quer matar...

Loucura - a resposta

Claro, a comunidade visitante do site Youtube não perdeu tempo e cá estão algumas das respostas ao vídeo "Leave Britney alone".

É só rir... até não poder mais.

Loucura

Um fã da cantora Britney Spears chora e esperneia desolado, pelo facto da imprensa norte-americana não deixar a pobrezinha em paz. Um dos vídeos mais vistos do Youtube.

De morrer a rir...

Tuesday, January 15, 2008

Construção de um Coração

Cientistas da Universidade do Minnesota conseguiram construir um coração com a arquitectura de um coração natural e com batimentos cardíacos utilizando como base, a estrutura tridimensional de um coração de rato. Procederam em seguida à sua descelularização com detergentes especiais e preencheram-no com células cardíacas imaturas de ratos recém nascidos.
O objectivo no futuro, será o de gerar órgãos humanos utilizando células estaminais, fabricando-os em laboratório em poucas semanas ou meses, para serem utilizados em doentes com urgência de um órgão novo.
Para saber mais aqui

Wednesday, January 09, 2008

Extinção dos Dinossauros

Surge agora mais uma teoria para a explicação da extinção dos mediatizados dinossauros. A teoria será lançada em livro ainda este mês, pela Princeton Book e defende que este grupo de seres vivos não sobreviveu devido às doenças que vieram a sofrer, como a malária, pela picada de mosquitos. As abelhas terão ainda levado ao desaparecimento de certas plantas com flor, que faziam parte da alimentação dos dinossauros. Esta teoria é mais uma das muitas dezenas que surgiram para explicar a extinção dos dinossauros que incluem hipóteses catastrofistas como a queda de um meteorito ou devido a uma grande erupção vulcânica no Decão. Outro grupo de teorias afirma que a extinção terá sido de forma lenta e gradual. Para Mário Cachão, paleontólogo especialista em dinossauros, todas as teorias que explicam apenas uma parte dos acontecimentos são menos interessantes. Apesar de os insectos nunca terem sido invocados como causa directa para a extinção dos dinossauros, Mário Cachão, ouvido pelo PÚBLICO, defende que “no momento em que se dá o desaparecimento dos dinossauros, há uma série de organismos, microscópicos e marinhos, que também se extinguem". Qualquer teoria que surja para explicar este fenómeno terá que explicar a extinção de outros grupos de seres, mais importantes do ponto de vista geológico, como o grupo das amonites contemporâneas dos dinosssauros.

Tuesday, January 08, 2008

Quénia

Os animais da savana africana foram transformados em turistas, perante a crueldade que assalta o Quénia. "Que crueldade" diz o elefante, no veículo de safari... Um cartoon de Cécile Bertrand.

Thursday, January 03, 2008

Espanha dá cartas

A tempo da troca de "regalos" no dia de Reis, iniciou-se em Espanha a comercialização de uma nova boneca, a Baby Down, um "juguete de Integración Social". Aparentemente parece uma boneca normal mas quem prestar mais atenção identifica algumas características como a língua de fora, as mãos e os pés pequenos, os olhos com forma de amêndoa e no pulso uma fita que revela o logotipo da Associação Espanhola de Síndrome de Down. O objectivo é o da promoção da integração e que se aprenda a compreender e a respeitar a diferença, segundo a direcção da empresa fabricante. A nova boneca vem desconstruír o mito de que os brinquedos correpondem aos super-heróis e está esgotada.

Perguntinha da Semana

Afinal em que é que ficamos, pode-se ou não fumar em casinos?

Wednesday, January 02, 2008

Movimento Energia Positiva

Tendo em conta que os dados etatísticos revelam que 3 em cada 10 criancinhas em Portugal é obesa ou tem excesso de peso, a operação Movimento Energia Positiva arranca em Janeiro. Muitas pessoas acreditam que os quilos a mais na adolescencia serão facilmente perdidos mais tarde, ao longo do processo de crescimento. Nada mais errado. Os adolescentes com excesso de peso correm mais riscos de sofrer de doenças cardíacas e serem vítimas de morte prematura. Segundo dados divulgados pela Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo), 31,5 por cento das crianças portuguesas entre os 7 e 9 anos sofrem de excesso de peso, incluindo obesidade e 14,8 por cento dos adolescentes portugueses têm excesso de peso (3,1 por cento sofrem de obesidade).

Tuesday, January 01, 2008

Dia 01 de janeiro

Entra em vigor, no dia 01 de Janeiro de 2008 a nova Lei anti-tabaco que proibe o fumo em praticamente todos os espaços fechados. Resta saber como irá ser feita a aplicação de uma nova lei e o seu consequente cumprimento. A ASAE já avisou que irá fiscalizar os espaços.
A aplicação da nova lei vem tarde, a provar que em Portugal - The West Cost of Europe - é assim mesmo.Por aqui aplaude-se a medida. Em pleno século XXI os direitos de todos devem ser preservados mas isso não significa que em termos de fumo se tenha que impor o vício e o mau ambiente aos outros.Mas a mentalidade e as acções de um povo não mudam através de uma lei qualquer.