Monday, April 30, 2007

MATA DA MARGARAÇA

Orquídea selvagem(violeta) e prímula amarela (também chamada pão com queijo, pelo menos pelo Doutor Jorge Paiva)
Os líquenes ocorrem de forma frequente. São associações simbióticas que constituem bioindicadores da qualidade ambiental. Outra evidência está relacionada com a sua cor: quando mais altos, num tronco de árvore, mais claros tendem a ser
Fraga da Pena (Quedas de água que correspondem à Ribeira de Degraínhos)
Umbigos de Vénus
Líquenes num tronco de árvore (pulmonaria) por se assemelhar com os lóbulos de um pulmão Vista Parcial de uma das aldeias históricas de Portugal (Piodão)
Planta Selo de Salomão com as suas flores brancas voltadas para baixo.É polinizada por borboletas
Alguns fetos quando despontam desenrrolam as folhas da forma inicial, em caracol
A espessura dos solos nas florestas portuguesas é pequena o que acarreta consequências em caso de incêndio (os solos são arrastados pelas águas da chuva se o coberto vegetal deixar de existir)
Erva das Sete Sangrias, utilizada antigamente para provocar o aborto (erva abortiva) pois intoxica o organismo. Por uma questão de biomassa o embrião não resiste à concentração tóxica acabando por morrer
As fohas jovens são geralmente grandes para realizar em pleno a fotossíntese. Na imagem, um carvalho a despontar.
Os pigmentos fotossintéticos renovados na primavera. A nova folhagem confere uma cor verde intensa à mata da Margaraça.
Situada no concelho de Arganil, na Serra do Açor, a Mata da Margaraça faz parte do património do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) e é considerada por muitos especialistas, um dos pulmões de Portugal com reconhecido interesse pela biodiversidade que encerra, quer pelas espécies florísticas quer pela presença da fauna, destacando-se o javali e micromamíferos. Os fogos florestais constituiram uma chaga de um passado recente que importa não deixar acontecer.

Thursday, April 26, 2007

SOL A 3D

A NASA acaba de divulgar algo de extraordinário: as primeiras imagens a três dimensões da única estrela do sistema solar. Uma vez que permite conhecer aspectos do sol que nunca antes foram esclarecidos aqui fica o link:

Wednesday, April 25, 2007

DR. HOUSE

Perguntaram-me ontem (a rapaziada do costume) se tenho por hábito ver na TV a série multipremiada de sucesso internacional, Dr. House. Esta questão, serve agora de pretexto para a reflexão ligeira que se segue.
Existe, há alguns anos uma moda televisiva que invadiu as televisões de todo o mundo, com programas que retratam a vida nos hospitais, numa mistura interessante e apelativa para o telespectador mais mediano onde, por entre o drama, a tragédia, o horror... surgem representacões do dia-a-dia nos hospitais, com este ou aquele actor a destacarem-se pelo carisma que imprimem às personagens que vestem.
Não sendo de todo conhecedor a fundo do que se passa no interior dos hospitais, nem fazendo parte de nenhuma das classes profissionais representadas nestas séries, parece-me no entanto que, no caso de Dr. House, as questões médicas são abordadas de forma fantasiosa e pouco verosímil que tornam a série pouco credível. O diagnóstico médico é quase apenas conseguido através do olhar para a cara da pessoa; por outro lado a arrogância e solidão da personagem interpretada por Hugh Laurie, não tem em conta o trabalho de equipa e as certezas absolutas que tem acerca de tudo, tornam o personagem numa espécie de Indiana Jones das doenças e daquele hospital em particular.
Este médico seria responsável, com certeza, pela diminuição das listas de espera nos hospitais públicos portugueses. Mas para os colegas de trabalho, um osso muito duro de roer. Digo eu.

Tuesday, April 24, 2007

BANANA: CLONE MUNDIAL

A banana é o fruto que constitui um dos maiores clones mundiais da actualidade.
A bananeira é uma planta estéril, sem sementes, como se fosse um clone modificado da primeira banana, a banana selvagem, que existiu há 10 mil anos e não era comestível. Hoje o acesso a este fruto é devido ao facto de ser cultivada por estaca.
As pintas pretas que se observam no interior do fruto correspondem a ovúlos abortados, que dariam origem às sementes. Se existissem sementes no fruto, seriam em grande quantidade o que o tornariam difícil de comer, pois passaríamos o tempo a cuspir.
Em 1950 a banana da espécie Gros Michel era dominante e foi exterminada no Panamá por um fungo. A sua sucessora, chamada Cavendish, encontra-se ameaçada por uma epidemia global, que atinge plantações na África, na Ásia e nas Américas. Todas as variedades da banana moderna são descendentes de uma banana mutante estéril, cultivada desde a Idade da Pedra. Como cada uma é um clone da espécie inicial, o património genético é idêntico para todas as bananeiras. Se uma doença afectar uma plantação todas as outras reagem da mesma forma pois não existe diversidade genética.
Dentro de dez anos, e sem ajuda da biotecnologia e da manipulação genética, a banana poderia mesmo desaparecer.

Thursday, April 05, 2007

Wednesday, April 04, 2007

LIXO-LIXO...À BEIRA DA ESTRADA À "MODA" PORTUGUESA

Continua ainda a existir quem abandone lixo doméstico e outros entulhos à beira das estradas portuguesas... símbolo menor de alguma educação portuguesa presente em certas franjas da sociedade mais rural ou falta de consciência ambiental e cívica? O abandono de "monstros" domésticos, como sofás velhos, colchões, fogões e frigoríficos constitui o expoente mais alto da teoria do descartável sem que ninguém veja, que ainda existe em Portugal, sem qualquer tipo de pudor. Assim, atiram-se electrodomésticos e outras coisas em final de vida pelas encostas abaixo, pois é mais barato comprar novo do que arranjar velho. Atira-se fora, no escuro da noite ou num pinhal qualquer, voltando as costas depois, ao entulho e lixo abandonado. Desta vez, um colchão velho, abandonado juntamente com outros "monstros" perto do cruzamento de sobral de S.Miguel, na famigerada estrada das beiras! As Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia apresentam soluções para a recolha e destino a dar a este tipo de resíduos. Vale a pena seguir o link e espreitar o blogue "365"dias de lixo em Portugal (apesar de ser relativo a 2006...imagens que falam por si).