Monday, January 29, 2007

AMERICANICES

Os cientistas norte americanos anunciaram esta semana a sua intenção de promover estudos para que o país contribua na minimização dos efeitos do aquecimento global que se fazem sentir cada vez com mais veemência. Até aqui nada de especial. Somos até levados a crer, que finalmente esta gloriosa nação irá ratificar o Protocolo de Quioto, a bem do planeta. Mas não é isso que acontece.
Os cientistas (provavelmente ligados de algum modo a Bush) querem arranjar forma de conseguir reflectir apenas 1% de toda a radiação proveniente do Sol de volta para o espaço. Acham a ideia o ovo de Colombo para os males do planeta? É que estes senhores querem continuar com os mesmos níveis de poluição de sempre. Se possível até mais, a bem da economia. Esta situação nem mereceria comentário algum se não fosse o ridículo da questão.
E digo mais: já ouviram falar do Butterfly effect , que defende a ideia que o bater das asas de uma borboleta, num local do globo provoca uma tempestade noutro ponto afastado? Pareçe-me que as consequências desta ideia peregrina não devem ser menosprezadas.
Quais os efeitos no Cosmos? Ninguém saberá!

Wednesday, January 17, 2007

NO COMMENTS -PART II

NO COMMENTS...

se alguém quiser deixar um comentário ou um simples desabafo...está à vontade para!

Monday, January 08, 2007

BOTÂNICA EM COIMBRA NO ANO INTEIRO

O Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra e a Sociedade Broteriana, pretendem contribuir para a divulgação alargada da Ciência Botânica, contando histórias pouco conhecidas das plantas e a sua íntima relação com as pessoas: "As Plantas e as Pessoas". Assim,na segunda quarta-feira de cada mês e ao longo de um ano, com excepção de Agosto, entre as 18:00 e as 19:00 horas, no Anfiteatro do Departamento de Botânica, serão apresentados diversos acontecimentos e relacionamentos entre as plantas e as pessoas, de acordo com a agenda anexa, embora a ordem cronológica não seja obrigatoriamente a apresentada na listagem. A partir de meados de cada mês, será anunciada a palestra da segunda Quarta-feira do mês seguinte, assim como o(s) respectivo(s) palestrante(s). 1. Plantas medicinais, medicamentos e bruxaria. 10 de Janeiro de 2007. Jorge Paiva (Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra) 2. As algas marinhas e respectivas utilidades 14 de Fevereiro de 2007. Leonel Pereira (Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra) 3. Jardins Botânicos: refúgios de uma Natureza em crise 14 de Março de 2007. Ana Cristina Tavares (Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra) 4. As plantas bíblicas e as pessoas 14 de Abril de 2007. Jorge Paiva (Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra) 5. A Botânica e a Medicina Forense 9 de Maio de 2007. Nuno Vieira & al. (Instituto de Medicina Legal. Coimbra) 6. A Botânica nas Artes Plásticas 13 de Junho de 2007. Ana Isabel Ribeiro & Cristina Coelho (Casa da Cerca Centro de Arte Contemporânea. Câmara Municipal de Almada) 7. Microalgas: Matéria prima do futuro 11 de Julho de 2007. Lilia Santos (Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra) 8. As plantas aromáticas e as pessoas 12 de Setembro de 2007 Lígia Salgueiro (Faculdade de Farmácia. Universidade de Coimbra) 9. A Botânica na Heráldica Portuguesa e Japonesa 10 de Outubro de 2007. António Pereira Coutinho (Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra) 10. Cogumelos silvestres: relevância ecológica e gastronómica 14 de Novembro de 2007. Maria Teresa Gonçalves (Departamento de Botânica. Universidade de Coimbra) 11. O grão de pólen, as plantas e as pessoas 12 de Dezembro de 2007. António Pereira Coutinho & Augusto Dinis (Departamento de Botânica.Universidade de Coimbra). Para informações contactar: Departamento de Botânica/ Jardim Botânico da Universidade de Coimbra telef. 239855210; 239855233; fax 239855211 www.uc.pt/botanica/jardim.htm

Tuesday, January 02, 2007

2007 - ANO DOS GOLFINHOS

Para contribuir para a preservação dos golfinhos, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente/Convenção sobre Espécies Migratórias juntamente com o ACCOBAMS - “Agreement on the Conservation of Cetaceans of the Black Sea, Mediterranean Sea and contiguous Atlantic Area” e o ASCOBANS - "Agreement on the Conservation of Small Cetaceans of the Baltic and North Seas" (ambos acordos especializados na conservação de golfinhos) decidiram lançar o Ano do Golfinho 2007. A Campanha envolverá Governos, ONG e o sector privado, dando ênfase à necessidade de proteger os golfinhos. Conta-se ainda a "Whale and Dolphin Conservation Society" e o grupo turístico TUI, sendo patrono o príncipe Alberto do Mónaco. Os golfinhos são uma das espécies ameaçadas devido à poluição das águas com produtos químicos e sacos de plástico, devido à poluição sonora que os desorienta pois afecta o seu sistema de sonar natural e devido a redes de pesca que os captura e impede de fugirem.

2007 - UM ANO QUENTE

2007 será, segundo os cientistas, um ano muito quente, dos mais quentes de que há memória. O efeito de estufa e o fenómeno climatérico conhecido como El Niño poderão fazer de 2007 o ano mais quente desde que há registo, defende um especialista britânico da Universidade de East Anglia. Segundo Phil Jones, director da Unidade de Investigação do Clima da Universidade de East Anglia, 2007 será um ano de condições climatéricas extremas, que poderão originar, por exemplo, secas na Indonésia e inundações na Califórnia. Num artigo citado no jornal britânico "The Independent", o professor alerta que o sobre-aquecimento global será agravado pela chegada do El Niño. O El Niño (que tem esta designação por se formar habitualmente na época do Natal e que ocorre entre cada dois a sete anos) poderá ter consequências dramáticas no continente americano, no Sudeste asiático e no Sul de África nos primeiros quatro meses de 2007, refere o artigo publicado no "The Independent".