Friday, October 27, 2006

NOVA ESPÉCIE DESCOBERTA

Uma investigadora do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) descobriu esta semana, uma nova espécie marinha:uma raia anã que nunca tinha sido descrita em livros ou revistas de índole científica. As raias, descobertas nas águas algarvias, vão agora ser alvo de estudos mais aprofundados, com a ajuda de taxonomistas internacionais. Mais uma nova espécie que vem contrabalançar o número de espécies que vão entrando para a lista de espécies extintas ou em vias de extinção. Mais pormenores: http://www.ualg.pt/ccmar

Sunday, October 22, 2006

UB 313 PASSA A ÉRIS

Lembram-se do planeta descoberto em 2003 por Michael Brown? Chamado provisoriamente de Xena,este planeta promoveu a discórdia sobre Plutão continuar a ser chamado de planeta, entre os astrónomos, tendo levado à sua despromoção este verão, pela União Astronómica Internacional. O nome escolhido para o ex-Xena é Éris, deusa grega, conhecida na mitologia como a deusa fora de lei. Segundo um artigo publicado na revista do Jornal Expresso, do matemático Nuno Crato, o nome é apropriado, pois este astro foi de facto portador da discórdia. Fomos todos obrigados a refazer todo o conhecimento que possuíamos acerca dos corpos que podem ser considerados planetas. A ciência é mesmo assim e Éris ditou as novas leis. O nome xena correspondia a uma deusa irreal, criada para uma personagem televisiva, pelo que Éris parece um nome mais real, para um planeta que trouxe uma real confusão.

Saturday, October 21, 2006

NASCEU NÃO UM...MAS 25 PANDAS

Sabia há algum tempo, que existem espécies que se extinguem da Terra muito antes de serem descobertas pelo homem... porque vivem em locais de acesso restrito ou impossíveis de atingir pelo homem, ou porque a sua passagem pela Terra terá sido mais fugaz. Uma coisa é certa: o homem, com a sua atitude perante o planeta, está a condicionar de forma séria o futuro da biodiversidade e até do próprio planeta. O homem é o único animal que destroi o seu próprio habitat... e eu ainda digo mais: o dos outros seres vivos também. Será que os leitores do meu blog (que tem estado mais letárgico)já tinham pensado nisso? desafio-vos a apresentarem um exemplo de outro animal ou até de uma plantinha, ou mesmo microorganismo que o faça... "O Homem pertence à Terra ou a Terra pertence ao Homem?" Um exemplo bastante conhecido de um animal em extinção é o Panda. Uma boa noticia é o nascimento de 25 novas crias, em cativeiro, na China. Agora surge um novo problema: haverá bambu para tanta boca faminta? é que as "florestas de bambu" também estão em extinção, e cada um destes gigantes, em adulto, processa toneladas desta planta, por dia.